Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 05 de Junho de 2004 às 09:51

    Imprimir


O líder do PFL na Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Barão Viégas apresentou o Projeto de Lei que, se aprovado e sancionado, autoriza a criação do “Programa de Enriquecimento com Ferro Aminoquelato no Pão Francês para prevenção da Anemia Ferropriva”. Que será distribuído às crianças na faixa etária de 01 (um) a 06 (seis) anos de idade matriculadas nas creches do município.

Segundo o parlamentar, ficará sob a responsabilidade da Padaria Comunitária efetuar o preparo deste alimento a ser distribuído nas creches, sendo que a Secretaria Municipal de Bem Estar Social será a responsável pelo controle e repartição dos pães diariamente. A anemia nutricional é um dos flagelos alimentares em todo mundo, principalmente nos países em desenvolvimento. Aqui no Brasil ela é um grave problema de saúde pública.

Anemia é a redução da taxa de hemoglobina circulante atribuída as condições patológicas, dentre as quais a deficiência de ferro é a mais comum. Diante desta situação, o pão francês enriquecido com ferro tem efeito positivo na concentração da hemoglobina e efetividade na prevenção da anemia ferropriva.

Freqüentemente os primeiros sinais e sintomas da anemia ferropriva são a fadiga, palidez, intolerância ao exercício e perda da produtividade, além dos efeitos sistêmicos sobre o sistema nervoso central, incluindo desvio da atenção, irritabilidade e dificuldade para o aprendizado, os quais prejudicam o rendimento escolar e a habilidade intelectual.

O parlamentar aponta que os grupos mais vulneráveis à anemia são as crianças, os adolescentes, as gestantes e os idosos, principalmente as crianças menores de 03 (três) anos de idade, devido o consumo alimentar insuficiente em ferro.

“O pão foi selecionado para este projeto por ser de baixo custo, de fácil acesso e diariamente consumido pelos brasileiros de qualquer idade”, disse Barão Viégas.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381669/visualizar/