Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 02 de Junho de 2004 às 11:56

    Imprimir


Comissão Representativa das Entidades (CRE) da UFMT apurou ontem (1) os votos de 53 das 71 urnas da consulta informal à comunidade universitária para escolha do reitor e vice-reitor. Os dados brutos preliminares indicam a vitória do candidato Paulo Speller, da chapa 1 ´´UFMT Sempre Viva´´, que obteve 4.146 votos. O candidato Lucirdes Ferreira, da chapa 2 ´´UFMT Mais Forte´´, recebeu 1.602 votos. Foram registrados 155 brancos e 213 nulos. Este resultado inclui os votos de todas as urnas de Cuiabá – campus e Hospital Universitário Júlio Müller – as do campus de Sinop, da Fazenda Experimental (Santo Antônio de Leverger) e de mais 18 municípios onde a Universidade Federal de Mato Grosso têm turmas especiais e de educação a distância.

As apurações serão retomadas pela Comissão Representativa a partir das 13h30, na sede da Adufmat, quando serão totalizados os dados dos campi de Rondonópolis e Médio Araguaia e de outros 39 municípios (14 urnas). Entretanto, de acordo com a professora Liliane Capilé, membro da Comissão, os dados proporcionais, por segmento, ainda não poderão ser divulgados. O processo está sub-judice devido à ação ordinária com pedido de tutela antecipada movida por um professor, que discorda da paridade do voto de alunos, docentes e técnicos-administrativos. ´´A advogada da Comissão entrou com agravo e somente depois do resultado poderão ser divulgados os dados de acordo com a proporcionalidade´´, explica.

Os dois candidatos tiveram a maioria da preferência da comunidade universitária nas suas unidades de origem. No Instituto de Educação (IE) e no Instituto de Linguagens (IL), onde atuam os candidatos da Chapa 1, Paulo Speller, a reitor, e Elias Alves de Andrade, a vice-reitor, obtiveram 811 votos. A Chapa 2 contou com 95 votos. Houve 54 nulos e 38 brancos. Na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev), onde estão lotados os candidatos Lucirdes Ferreira, a reitor, e Pedro Kaiser, a vice-reitor, a chapa 2 totalizou 464 votos e Chapa 1 teve 185. Houve 15 brancos e 25 nulos.

Speller, que concorre à reeleição, ressalta que o processo foi tranqüilo, sem nenhum incidente, e que ´´as duas chapas se comportaram de forma ética, tanto que não houve qualquer representação à Comissão de Ética´´. Em relação aos resultados preliminares, considera que são ´´uma avaliação de nossa gestão e que é importante considerar os dados, na medida em que os três segmentos aprovam numericamente o nosso trabalho´´. Os candidatos Lucirdes Ferrreira e Pedro Kaiser não estiveram presentes à apuração, na noite de ontem. Os fiscais de cada chapa receberam uma cópia do relatório de votos no ato do fechamento de cada urna.




Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381947/visualizar/