Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 02 de Junho de 2004 às 11:44

    Imprimir


A "gotinha que vale ouro", slogan da primeira etapa Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra Paralisia desse ano, será feita preliminarmente em Cuiabá com crianças da creche municipal São José Operário, do bairro Dom Aquino, amanhã, dia 03, às 8h30. A programação faz parte do lançamento da Campanha no município, que mobilizará cerca de 600 pessoas para vacinação de 45.413 crianças de 0 a 5 anos, em 80 postos distribuídos pela cidade, no dia "D", próximo sábado.

Os locais de vacinação serão as unidades de saúde de Cuiabá (centros de saúde, PSFs e policínicas), bem como algumas escolas da rede pública.

O público alvo - 95% da população infantil menor de 5 anos, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) -, além de receber a vacina contra a poliomielite, também poderá atualizar seu cartão com as demais vacinas. A gotinha contra paralisia infantil não tem contra-indicação, portanto, crianças que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarréia, por exemplo, também devem ser levadas aos postos.

Causa - A pólio é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada pelo poliovírus, que afeta principalmente crianças menores de 3 anos (50% dos novos casos). O vírus produz paralisia, quase sempre permanente, provocada pela destruição dos neurônios (células nervosas) motores, que ativam os músculos. Vale ressaltar que não existe tratamento para a poliomielite.

Somente a prevenção, com a vacina, garante a imunização contra a doença. Registro - No Brasil, houve referências a casos esporádicos de poliomielite nas últimas décadas do século 19, mas a primeira descrição de um surto foi feita em 1911.

A maior epidemia registrada no país ocorreu no Rio de Janeiro, em 1953. A partir da descoberta da vacina Sabin, programas de controle da doença foram adotados, sendo iniciativa da Organização Pan-americana de Saúde/OMS a política de erradicação do poliovírus selvagem nas Américas. Assim, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da poliomielite em outubro de 1994. (Fonte: FIOCRUZ - Bio Manguinho).




Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381950/visualizar/