Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 02 de Junho de 2004 às 10:20

    Imprimir


Uma pesquisa divulgada ontem mostra que os americanos não só comem cada vez mais como comem cada vez pior. Conforme os dados, a dieta dos EUA é composta de um terço de trash food (ou comida lixo), como refrigerantes e batatas fritas.

Um estudo realizado em 4,7 mil adultos mostrou que, apesar do aumento da popularidade de dietas pobres em carboidratos, bebidas açucaradas e doces somam mais calorias na dieta do que qualquer outro produto. A pesquisa divulgada na edição de junho da Revista Química Alimentícia e Análise, informa que os doces e sobremesas, as bebidas açucaradas e alcoólicas representavam cerca do 25% de todas as calorias consumidas pelos americanos. Aperitivos salgados e bebidas com sabor de frutas somavam outros 5%.

Gladys Block, uma professora de epidemiologia, nutrição e saúde pública na Universidade de Califórnia, que dirigiu o estudo diz que o que é realmente alarmante é a grande contribuição de "calorias vazias" na dieta dos Estados Unidos. "Sabemos que as pessoas estão comendo montanhas de trash food, mas ter quase um terço das calorias procedentes destas categorias é alarmante. Não é nenhuma assinte que aja uma epidemia de obesidade neste país", disse Block num comunicado.

Block utilizou dados de uma enquete realizada pelo governo americano chamada Enquete sobre Saúde Nacional e Exame Nutricional. A pesquisadora analisou as respostas de 4.760 adultos entrevistados em 1999 e 2000. Os entrevistados informavam do que tinham comido nas últimas 24 horas.

As bebidas açucaradas contribuem com um 7,1% ao total das calorias consumidas. Os doces encabeçam a lista, seguidos dos hambúrgueres, a pizza e batatas fritas. "É importante enfatizar que doces, sobremesas, aperitivos e álcool contribuem com calorias sem prover vitaminas e minerais". "Em contraste, comidas tão saudáveis quanto vegetais ou frutas representam só 10% das calorias consumidas nos EUA. Um grande proporção de americanos estão desnutridos em termos de vitaminas e minerais", adicionou Block.

"Atualmente, obesos podem ser desnutridos em relação a importantes nutrientes. Não deveríamos dizer à gente que coma menos - deveríamos estar dizendo as pessoas que comam de forma diferente", alertou.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/381969/visualizar/