Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 01 de Junho de 2004 às 10:00
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


No Dia Mundial sem Tabaco, esta segunda-feira (31.05), a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) realizou um dia de conscientização com o tema “Tabaco e Pobreza um ciclo vicioso”, no Ganha Tempo.

O objetivo desta campanha é orientar a população sobre os malefícios e riscos à saúde causados pelo tabaco. Foram distribuídos à população panfletos e materiais explicativos. Também foram exibidos vídeos educativos sobre as formas de prevenção contra o tabagismo.

“Nosso objetivo nessas campanhas de conscientização é divulgar os fatores de risco e sensibilizar a sociedade sobre as formas de prevenção à saúde, explica a coordenadora de Educação em Saúde”, Debbie Caporossi.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada hora, no Brasil, morrem em média 20 pessoas - e cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente - em decorrência dos problemas ocasionados pelo tabagismo.

Por esta razão a Ses vem desenvolvendo diversos programas de prevenção e capacitação para que os responsáveis técnicos se tornem agentes de promoção da saúde na prevenção primária do câncer.



Em cada país, o consumo de tabaco varia de acordo com os grupos sócio-econômicos. Em muitos países, incluindo os desenvolvidos, são os grupos de baixa renda os que fumam mais e carregam quase toda a carga econômica e de doença do uso do tabaco.

“A estratégia das indústrias é cada vez mais baratear os custos do cigarro para atingir a grande população”, explica a assistente social do Oncocentro, Valdevina Capistrano.

Hoje, dos cerca de 1,3 bilhões de fumantes, 80% vivem em países em desenvolvimentos, e dos 100 mil jovens que começam a fumar cada dia, 80% são de paises em desenvolvimento, segundo a OMS.

Atualmente, o cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão; 30% de todas por câncer; 85% por efisema e bronquite; 45% por doenças coronárias e 55 % por derrame. Na fumaça do cigarro ou derivados estão presentes 4.720 substâncias tóxicas, entre elas o monóxido de carbono.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382114/visualizar/