Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 01 de Junho de 2004 às 09:55
Por: Tinho Costa Marques

    Imprimir


O presidente do MT Saúde, Yuri Bastos Jorge esteve no último final de semana em Cáceres, na região oeste do Estado, para apresentar aos servidores públicos estaduais o plano criado pelo Governo de Mato Grosso para lhes oferecer assistência médica de qualidade.

No sábado (29.05), Yuri Bastos Jorge falou aos servidores numa palestra realizada no Sesi Clube. Os servidores foram obter esclarecimentos e informações sobre o funcionamento do MT Saúde. A maioria aguardou a reunião para, posteriormente, aderir ao plano.

O evento começou com um agradável momento de descontração. Os professores do programa "Sesi Ginástica na Empresa (SGE)", Marcos Pegaiani e Djamil Leite, promoveram atividades físicas e brincadeiras com os servidores. Ninguém ficou parado. Pegaiani disse que o objetivo do SGE é aliviar o estresse do dia-a-dia e doenças como a lesão por esforços repetitivos (L.E.R) e fadiga.

Grande parte das dúvidas dos servidores cacerenses dizia respeito à co-participação. Yuri esclareceu que, além de pagar um valor ínfimo em consultas e exames, o usuário do MT Saúde não tem qualquer ônus financeiro em urgência/emergência, cirurgias, internações e exames realizados durante este período. Ele acrescentou que a co-participação evita o uso indiscriminado do plano, fazendo com que o servidor seja seu próprio fiscal. Assim, é o usuário que vai determinar o momento no qual, realmente, precisa de assistência médica.

O modelo de assistência médica oferecido pelo MT Saúde já teve sua qualidade comprovada em outros estados, como Rondônia, Goiás e Bahia. Nesses lugares, o número de servidores que aderiram ao plano chega a 98%, o que denota grande aceitação pela categoria. Yuri Bastos Jorge frisa que Mato Grosso não está sendo cobaia para nenhuma experiência. "Pelo contrário, o sistema já foi testado e temos a convicção de que o atendimento médico oferecido pelo MT Saúde suprirá as necessidades dos funcionários do Estado", disse.

Os funcionários públicos estaduais de Cáceres deixaram o Sesi Clube confiantes no atendimento médico oferecido pelo MT Saúde. As dúvidas foram sanadas e, ao final da palestra já se via muitos servidores à procura do formulário de adesão, como a professora da rede estadual de educação Eliane da Costa. "Esperei esta reunião para decidir. Gostei muito do plano e já vou fazer minha adesão", disse ela.

Yuri afirmou que não é interesse do Governo do Estado desestruturar planos de saúde privados: "Esses planos da iniciativa privada movimentam a economia do Estado. Em vista disso, o interesse do Governo é que essas empresas permaneçam em Mato Grosso. “Contudo, a criação do MT Saúde se fez necessária, já que milhares de servidores não têm condição de pagar por uma assistência médica de qualidade".

EMPREGO E RENDA - O MT Saúde não beneficiará somente os servidores públicos do Estado, mas toda a sociedade, já que injeta milhões de reais no mercado de saúde.

Com esse capital circulando no Estado surgem novas vagas de trabalho e também há um aumento na renda. É o que acontece com a clínica onde trabalha o fisioterapeuta Francisco Pereira. Segundo ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) não assegura uma quantidade razoável de pacientes procurando atendimento médico. "Já pelo plano de saúde, cresce a procura pelos nossos serviços e, assim, nossa renda aumenta", explica ele.

Informações sobre o MT Saúde podem ser obtidas pelo telefone 0800-647-7770 ou pelo site do MT Saúde, no endereço: www.matogrossosaude.mt.gov.br, no qual está disponível, também, a tabela com os valores da co-participação.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382116/visualizar/