Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 01 de Junho de 2004 às 08:39
Por: Paulo Roberto Pereira

    Imprimir


Manaus - O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PPS), sancionou nesta segunda-feira o projeto de lei que estabelece cotas para candidatos de fora do Estado a vagas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os estudantes de outros Estados disputarão apenas 20% das vagas disponíveis. As demais serão destinadas aos estudantes que cursaram o segundo grau no Amazonas. "Estamos restabelecendo a justiça no ensino no Amazonas", disse o governador.

No último vestibular da UEA, por exemplo, mais de 80% dos aprovados para o curso de Medicina vieram de outros Estados. "A UEA destina-se aos estudantes amazonenses, que irão exercer a profissão em nosso Estado. De que adianta formar um médico para ir trabalhar no Sul do País enquanto temos muita carência deste tipo de profissional?", argumenta o governador.

Para o reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Lourenço Braga, haverá reação à medida. "Um jornal do Rio já me chamou até de xenófobo. Se defender o interesse de nossos jovens é praticar xenofobia, então eu sou mesmo", disse o reitor.

As provas estão ano serão em duas etapas. A primeira, em 25 de julho, com 70 questões objetivas, de múltipla escolha. Serão classificados para a segunda fase três candidatos por vaga. A prova da segunda etapa será em 29 de agosto - 50 questões de duas disciplinas específicas por área e a redação.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382131/visualizar/