Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 31 de Maio de 2004 às 08:19

    Imprimir


A qualidade do Ensino Médio, o antigo segundo grau, preocupa o governo federal. Pesquisas do Ministério da Educação (MEC) indicam deficiências na formação dos professores, baixa qualidade do ensino, além de altos índices de evasão e reprovação. De acordo com o jornal O Globo, os problemas são tantos que apenas a adoção da política de cotas para facilitar o acesso de alunos da rede pública às universidades federais é insuficiente para atingir as metas propostas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O MEC descobriu que número de matriculados no Ensino Médio é muito menor do que deveria ser. Dos cerca de dez milhões de brasileiros entre 15 e 17 anos, apenas 33,3% cursam o segundo grau.

Os restantes estão fora da escola ou atrasados. Os índices de abandono e reprovação são altos. Aproximadamente um milhão de estudantes abandona as salas de aula anualmente e 650 mil são reprovados nas três séries.

Outra dificuldade enfrentada pelo governo é a falta de professores qualificados. Há professores do ensino médio que sequer concluíram a 8ª série do ensino fundamental. E 9% do total têm apenas o ensino médio.

O MEC estima que, somente nas áreas de biologia, química, física e matemática, há um déficit de 250 mil professores, e as vagas são preenchidas por profissionais menos capacitados.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382234/visualizar/