Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 29 de Maio de 2004 às 18:32
Por: Simone Wesley

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) promove, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, entre os dias 1º e 4 de junho, a II Conferência Estadual de Saúde Bucal, I Encontro Estadual de Saúde Bucal e a II Conferência Municipal de Saúde Bucal. A abertura do evento será às 20 h, no Centro de Eventos do Pantanal.

Com o tema ‘Acesso e Qualidade superando a Exclusão Social", mais de 300 técnicos, representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde e membros de organizações sociais vão estar redefinindo uma nova política de saúde bucal no Estado.

Cerca de quatros eixos temáticos vão ser discutidos durante as Conferências: Educação e Construção da Cidadania; Financiamento e Organização da Atenção em Saúde Bucal; Formação e Trabalho em Saúde Bucal e Controle Social e Gestão Participativa e Saúde Bucal.

Paralelamente as duas Conferências Estadual e Municipal, acontece também no dia 03 de junho, o I Encontro Estadual de Saúde Bucal. Serão apresentados aproximadamente 40 trabalhos inscritos por profissionais de todo Estado. Serão feitas apresentações de modelos de atenção em saúde bucal de alguns municípios, que além de proporcionarem a troca de experiências, estimularão o surgimento de propostas que viabilizarão as ações de saúde bucal em Mato Grosso em todos os níveis de atenção. Estas propostas serão encaminhadas à plenária final da II Conferência Estadual de Saúde Bucal.

A Ses vem desenvolvendo atividades educativas em vários municípios do Estado, além de orientar o andamento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos 14 Escritórios Regionais de Saúde no Programa Saúde da Família (PSF). O Governo vem investindo na descentralização da Atenção Básica, dos recursos e das ações desenvolvidos pela Saúde Bucal, articulando com os Escritórios Regionais de Saúde e com os Municípios.

O Estado possui 166 equipes de saúde bucal, inseridas no PSF, atendendo em 107 municípios com uma cobertura de 39,54% da população. A meta para 2004 é qualificar mais 84 equipes de Saúde Bucal a atingir uma cobertura de 60% da população. A Conferência Nacional de Saúde Bucal acontece entre os dias 1 e 4 de julho, em Brasília.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382265/visualizar/