Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 29 de Maio de 2004 às 12:34
Por: Neusa Baptista/Nayara Martins

    Imprimir


Compartilhar tarefas. Essa é a receita do Governo do Estado", sublinhou o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Luiz Pagot, na sexta-feira (28.05), durante o lançamento das obras de ampliação do campus da UFMT em Rondonópolis, onde o Governo do Estado investirá mais de R$ 1 milhão na construção de três laboratórios e oito salas de aula, além de uma clínica de atendimento psicológico.

O convênio entre a UFMT e a Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra) foi assinado no final no ano passado. A área a ser construída é de mais de 1.800 m² e abrigará, no primeiro bloco, um laboratório de Psicologia Experimental com salas de aula, de aplicação de testes, de reuniões, de coordenação de professores e para alunos. O bloco contará também com uma clínica psicológica, com salas de atendimento individual adulto e infantil, e de atendimento grupal. A clínica irá atender à comunidade acadêmica e à população em geral, proporcionando tratamento gratuito por meio dos estagiários do curso.

Um laboratório de informática vai atender a todos os alunos do campus, que hoje contam apenas com dois laboratórios, com 17 máquinas cada. Os computadores também serão utilizados para proporcionar aos idosos inscritos na Universidade Aberta da Terceira Idade – que realiza atividades de lazer e educação com idosos carentes desde 1993 - seu primeiro contato com o mundo virtual. "Queremos dar a eles as primeiras noções do que é um computador e de como acessar a Internet", diz pró-reitor do campus, Javert Mello Vieira.

No bloco seguinte, será construído o laboratório de Anatomia e Neuroanatomia, que atenderá alunos dos cursos de Biologia e Psicologia. Um terceiro bloco abrigará o laboratório de Enfermagem, cujas salas, além de serem utilizadas por alunos do curso, poderão servir para o oferecimento de cursos de extensão ou outras atividades no período noturno.

EQUIPAMENTOS - Além da construção da obra, o Governo do Estado também repassará ao campus de Rondonópolis R$ 450 mil para a aquisição de móveis e equipamentos. Ao todo oito salas de aula vão atender a todo o campus, inclusive os 300 alunos inscritos na pós-graduação. "Nessas salas poderão ser oferecidos, por exemplo, cursos de outras áreas no período noturno e de pós-graduação nos finais de semana", exemplificou o pró-reitor.

Os alunos do curso de Bilioteconomia poderão também ocupar, até julho, as salas do antigo Centro Público de Formação – atual unidade do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec).

SONHO - "Ter os laboratórios era um sonho dos alunos". A afirmação é do professor Javert Mello Vieira. Ele considera o campus estratégico para a região sul de Mato Grosso, pois, devido à sua localização, atende a estudantes de cidades como Guiratinga, Poxoréo e Campo Verde, que podem ingressar na universidade sem se afastar de suas famílias. E destaca também que o campus permitiu aos professores do ensino Fundamental e Médio da educação pública se qualificarem por meio dos cursos de Licenciatura, melhorando o nível educacional da região.

"No ano passado, a última turma de professores da rede municipal colou grau", informou o professor. Ele disse acreditar que, com a criação dos novos cursos, a tendência dos estudantes deve ser a de permanecer na região.

De acordo com Vieira, a parceria com o Estado é importante, pois vai permitir que a unidade amplie seu atendimento aos alunos e à comunidade. Os candidatos à graduação também serão beneficiados por meio do aumento do número de vagas, inclusive em cursos noturnos, onde a demanda, segundo ele, é muito grande. "O nosso maior problema sempre foi a falta de espaço físico e por isso há um interesse muito grande de todos os setores da população na realização dessa obra", finalizou o pró-reitor.

RONDONÓPOLIS – Criado há 30 anos, o campus da UFMT em Rondonópolis conta com dois institutos: Instituto de Ciências Exatas e Naturais, que engloba os departamentos de Matemática, Ciências Biológicas e Geografia, e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais, formado pelos departamentos de Letras, História, Educação e Ciências Contábeis. Oferece também pós-graduação latu senso (especialização) em Educação Ambiental e Língua Portuguesa.

Ao todo, o campus oferece 12 cursos de graduação: Pedagogia, Letras, História, Geografia, Ciências Contábeis, Biblioteconomia, Informática, Biologia, Zootecnia, Enfermagem, Educação e Psicologia, um total de aproximadamente 500 vagas por ano. Atualmente, o campus abriga dois mil alunos, 130 professores – 19 com Doutorado e 38 com Mestrado - e 40 funcionários técnico-administrativos.

Dois dos cursos – Enfermagem e Psicologia – selecionaram candidatos pela primeira vez este ano. O curso de Psicologia é regular, estando incluso ao quadro de cursos da instituição. Já o de Enfermagem é oferecido em forma de turma especial, como extensão do curso ministrado no campus de Cuiabá. Um dos diferenciais do curso é contar com a participação de professores da Capital, que ministram em módulos as disciplinas específicas da área.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382301/visualizar/