Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 15:03

    Imprimir


A Embrapa Arroz e Feijão, unidade sediada em Goiânia, colocará no mercado um arroz aromático com sabores como pipoca ou ervas finas. A produtividade por hectare desta variedade, intitulada BRS Aroma, apresenta uma média semelhante à das espécies convencionais, segundo informações da Agência Fapesp.

"Esse tipo de arroz vem sendo cultivado em países como Índia, Paquistão e Vietnã, com importante participação. Por meio de técnicas de melhoramento genético, os genes responsáveis pelo aroma são transferidos para as variedades nacionais", disse Emílio da Maia de Castro, pesquisador da área de melhoramento genético de arroz da Embrapa Arroz e Feijão.

A variedade importada vendida por aqui chega a custar três vezes mais que o arroz tradicional. "O arroz aromático nacional será muito mais barato do que os importados, além de ser um produto natural com um sabor bem atraente", disse Castro.

Segundo estudos preliminares, o BRS Aroma poderá ser cultivado em Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Rondônia e Mato Grosso. "Com o plantio do arroz aromático poderemos agregar valor ao trabalho das associações de pequenos produtores, aumentando a concorrência e criando um diferencial ao arroz cultivado no país", acredita o pesquisador.

O arroz aromático da Embrapa foi apresentado pela primeira vez durante o evento "Ciência para a Vida - 4ª Exposição de Tecnologia Agropecuária", que ocorreu entre os dias 18 e 23 de maio em Brasília.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/382565/visualizar/