Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 22:20
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, participou na manhã desta quarta-feira (19.05), no auditório da Famato, do lançamento do projeto "Tom do Pantanal". O projeto tem o objetivo de levar educação ambiental e musical as escolas públicas de Mato Grosso, sendo que os alvos são alunos e professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental.

O projeto será executado em parceria das secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e Seduc, Fundação Roberto Marinho, Furnas Centrais Elétricas e o Instituto Antônio Carlos Jobim.

O presidente do Instituto, Paulo Jobim, filho do maestro e compositor Antônio Carlos Jobim, que fez uma visita de cortesia à secretária, na tarde desta terça-feira (18.4), afirmou que o projeto alia a paixão de seu pai pela natureza e visa conscientizar a sociedade e a comunidade escolar, para a importância da proteção do meio ambiente. "Em especial o Pantanal, que se caracteriza pela diversidade de ecossistemas", disse.

Ana Carla afirmou que já na primeira quinzena de junho, as cidades de Rondonópolis, Poxoréo e Pedra Preta serão contempladas com a primeira etapa do projeto. Nesses três municípios o projeto atenderá 84 professores de 42 escolas estaduais. Dois professores de cada escola receberão o kit do projeto, orientação e a metodologia de como utilizá-lo pelos técnicos da empresa Furnas, com o acompanhamento da equipe de Educação Ambiental da Seduc.

Luíza Peixoto, membro da equipe de Educação Ambiental da Secretaria, adiantou que ainda em junho os professores de Cáceres, Cuiabá e os municípios da baixada cuiabana serão capacitados, totalizando 17 cidades, 191 escolas e beneficiando 382 professores. "A partir do segundo semestre, desencadearemos a proposta dentro da escola a partir da primeira etapa".

O projeto Tom do Pantanal já foi implantado nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Amazonas, São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais. O projeto utiliza um kit composto de uma série de vídeos. Um de apresentação, dois de capacitação e dez temáticos, para uso em sala de aula; CD com músicas de Tom Jobim e de compositores representativos da região. Acompanha ainda de um CD Rom com todo o conteúdo da série e um jogo educativo (RPG) com elementos do Pantanal, para estimular a curiosidade e a descoberta das características do meio ambiente de cada localidade.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383334/visualizar/