Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 19 de Maio de 2004 às 15:41
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Nesta quarta-feira (19.05) os jovens que participam do Projeto Serviço Civil Voluntário, realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania e UFMT, estão visitando escolas estaduais para prestarem atendimento aos estudantes de 1º e 2º graus.

A ação faz parte da carga horária do projeto, que é de 600 horas, e conta com a explanação por parte dos jovens, de temas diversos como doenças sexualmente transmissíveis, saúde bucal, meio ambiente, prevenção de acidentes e primeiros socorros.

“Essa parte prática é uma forma de nós mostrarmos para todos o que aprendemos durante as aulas”, afirmou a estudante Suze Maria Figueiredo (19). Durante a parte teórica, além dos jovens terem participado de aulas sobre direitos humanos e cidadania, também tiveram a oportunidade de receber treinamentos dos bombeiros, os quais acabaram emprestando alguns equipamentos para as apresentações nas escolas.

Como parte do Primeiro Emprego, o Serviço Civil Voluntário pode ser compreendido como uma etapa de preparação do jovem para o trabalho. Através de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, os participantes poderão ter acesso à maioridade tendo contato com o exercício da cidadania aliada à prestação de serviços voluntários à comunidade e posterior inserção no mercado de trabalho.

A executora do projeto é a UFMT, responsável pela prestação de serviços, inclusive no que se refere à qualidade da seleção e treinamento dos recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento, bem como a inserção dos dados no Sistema de Ações de Gestão de Emprego (Sigae).

O Sigae é uma ferramenta de gestão, monitoramento e transparência dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), aplicados às Políticas Públicas de Trabalho e Renda, integrando qualificação profissional, seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra e informações ao trabalhador. Cada um dos 140 jovens recebe R$ 150 mensais, além de vales-transporte e materiais didáticos.

A seleção foi realizada por meio do banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de acordo com pré-requisitos exigidos tais como idade entre 16 e 24 anos com índices de escolaridade inferior à educação básica, renda familiar per capita de até meio salário mínimo, vivência em situações de risco social e jovens egressos de instituições sócio-educativas ou instituições penais.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/383390/visualizar/