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Educação/Vestibular
Terça - 11 de Maio de 2004 às 12:01
Por: Fábio Monteiro

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Tangará da Serra, MT - Desde 2003, a Escola Estadual 13 de Maio, em Tangará da Serra (238 km a Médio-Norte de Cuiabá), vem inovando em ações de cidadania, junto aos 1.204 alunos da instituição. Dentro do formato da “escola criativa” do Projeto Inovações Pedagógicas, do Governo de Mato Grosso, os professores desenvolveram uma feira sobre o tema “Fome no mundo – Uma abordagem interdisciplinar”.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Carlos Edinei de Oliveira, o objetivo da feira foi discutir e refletir os problemas sociais, buscando entender a participação de cada ser humano, na construção de sua vida, valores éticos e morais. “Os estudos começaram no primeiro semestre do ano, quando os alunos pesquisaram, em várias áreas de atuação, o comportamento do homem para melhorar a situação da fome no mundo”, comentou.

Os trabalhos apresentados pelos alunos abrangeram todas as disciplinas ensinadas em sala de aula. Temas sobre a fome foram desenvolvidos na literatura, por meio de obras; em história, foi estudada a Guerra de Canudos. Até a disciplina, com o estudo da Bíblia, surgiram temas voltados à fome.

Os alunos traduziram os estudos em maquetes, painéis, vídeos, exposições fotográficas e outros recursos, para mostrar a importância de se criar meios alternativos para combater a fome.

De acordo com a diretora da escola, Idalina Meurer, a proposição no Projeto Político Pedagógico para a realização da Feira de Conhecimento demonstra a preocupação em desenvolver temas atuais e polêmicos, fazendo com que os estudantes e a comunidade reflitam sobre o que se pode fazer para ajudar na melhoria da sociedade.

Os trabalhos foram avaliados por membros de vários segmentos sociais e um deles chegou a ser convidado para ser apresentado no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra.

“É muito gratificante ver nossos alunos se esforçando e reconhecer a importância de fazer algo para a erradicação da fome”, comenta a diretora. Para a aluna do Ensino Médio, Geise Cristina da Silva, 17 anos, a participação ativa dos professores foi fundamental para o aprendizado e conhecimento do tema.

“O desenvolvimento do trabalho serviu de estímulo para nós alunos, de se aprofundar em um tema de importância mundial, descobrindo que um pequeno ato que fazemos poderá mudar esse triste quadro da fome em que se encontra nosso País”.




Fonte: Secom - MT

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