Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Maio de 2004 às 06:24

    Imprimir


Pesquisadores norte-americanos estão estudando meios de curar alguns tipos de cegueira com a ajuda de pigmentos extraídos do espinafre e capazes de absorver luz.

A idéia é inserir estes pigmentos em células nervosas da retina de modo que elas voltem a reagir à luz.

De acordo com artigo publicado pela versão on-line da revista "New Scientist", a equipe de Eli Greenbaum, do Laboratório Nacional Oak Ridge, no Tennessee, já demonstrou que, ao inserir estes pigmentos em células humanas, elas passam a responder a estímulos luminosos.

Entre os tipos de cegueira que poderiam ser tratadas com o pigmento estão a retinite pigmentosa e a degeneração macular --as duas formas mais comuns em países desenvolvidos. Ambas as doenças afetam as células fotoreceptoras localizadas na parte de trás da retina, mas mantêm intactas as células da parte da frente.

A técnica, entretanto, teria uma capacidade limitada de restaurar a visão. As imagens, por exemplo, não seriam coloridas. Porém, de acordo com Greenbaum, teriam uma resolução melhor do que a obtida com implantes de retinas eletrônicas que atualmente estão sendo desenvolvidas.




Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384182/visualizar/