Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Maio de 2004 às 16:46
Por: Henry Falbo

    Imprimir


Os veículos que transportam as chamadas cargas perigosas pelas estradas de Mato Grosso terão que ter plenas condições de trafegabilidade. Estes serão avaliados nos mínimos detalhes, e só poderão ser consertados e revisados por oficinas credenciadas pelo Immeq/Inmetro.

O Instituto Mato-grossense de Metrologia e Qualidade Industrial (Immeq), deu início esta semana a primeira reunião com proprietários de oficinas mecânicas que se interessaram em participar do credenciamento. Na próxima terça-feira (04.05) estes empresários, num total de 7, deverão entregar ao Immeq a relação de ferramentas e maquinários disponíveis em seus galpões para a execução de serviços de reparos nos caminhões.

Bento Francisco Gomes Bezerra, gerente do setor de Cargas Perigosas do Immeq, avisa que antes do credenciamento será feita vistoria no local da oficina mecânica para checar se as condições atendem as exigências da portaria 088/87 do Inmetro,que prevê ainda que em relação aos funcionários devem ser atendidas as exigências trabalhistas. Os mecânicos têm que ter especialização em cursos realizados em entidades reconhecidas como o Senai.

Outros pontos como licença de funcionamento e responsável técnico, também fazem parte das exigências.

Segundo Bento Francisco a fiscalização do transporte rodoviário de produtos perigosos, em todo país, é feita pela Rede Nacional de Metrologia Legal, sob a coordenação do Inmetro, que atua em conjunto com a Policia Rodoviária Federal.

Nesta fiscalização são checados se os veículos transportadores e os equipamentos, no qual a carga esta acondicionada, atendem os regulamentos técnicos exigidos.

O Immeq faz ainda a verificação metrológica dos equipamentos. Isso consiste na medição da capacidade volumétrica dos equipamentos. Entende-se por produtos perigosos, transportados a granel, tipo: combustíveis, corrosivos e gás liquefeito de petróleo, entre outros.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384350/visualizar/