Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 01 de Maio de 2004 às 15:05
Por: Isa Ramos

    Imprimir


A vice-governadora Iraci França defendeu, nesta quinta-feira (29.04), uma maior integração entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, como forma de assegurar políticas públicas para as mulheres, durante a 1ª Plenária Municipal de Políticas Para as Mulheres, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, no Auditório da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio).

Iraci França sugeriu, também, a formulação de propostas para se definir o percentual da Assistência Social nos orçamentos financeiros das administrações, como forma de incrementar os recursos utilizados nos programas estruturais de apoio às famílias de menor poder aquisitivo.

Durante palestra sobre “Ações e Políticas Públicas Municipais para as Mulheres”, a vice-governadora lembrou sua atuação como primeira-dama de Cuiabá e sustentou que, desde 1997, a administração implementou programas de atendimento à mulher nas áreas de saúde, educação, lazer, cultura e, principalmente, na área social. “Defendemos a superação das desigualdades sociais, econômicas, de gênero, raça e etnia”, afirmou.



Iraci França ainda mencionou os principais programas das Prefeituras da Capital voltados para o atendimento direto às mulheres e que servem de referência, como a Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência, com capacidade para abrigar 34 mulheres e seus filhos em caso de violência doméstica. Na casa, informou, as mulheres recebem atendimento social e psicológico e permanecem no local, durante o período que for necessário.

Em outra parte da sua palestra, a vice-governadora salientou que a administração municipal priorizou a construção de 25 novas creches, com estrutura moderna e com capacidade para oferecer as crianças uma educação eficiente e de qualidade. “São beneficiadas milhares de mães trabalhadoras, que ficam tranqüilas deixando seus filhos em lugares seguros e confortáveis”, observou.

Iraci França também falou sobre o trabalho desenvolvido em parceria com a Brasil Telecom, e que atende 921 meninas e adolescentes de 7 a 14 anos, por meio do Programa Siminina. As ações são preventivas e evitam que as meninas foquem expostas a riscos sociais nas ruas da Capital.

Completando, a primeira-dama de Cuiabá também destacou a Casa de Retaguarda, que abriga meninas em risco social e adolescentes gestantes encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares e Promotoria Pública . A ação social viabiliza atendimento médico, psicológico e o retorno às famílias de origem.

Por fim, Iraci França incentivou as participantes a defenderem novas diretrizes para a política de atendimento às mulheres e afirmou que, por meio da Ação Social de Cuiabá, as mulheres , crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais e pessoas da terceira idade recebem tratamento digno e de qualidade. “Mas, precisamos muito do apoio do Governo Federal para incrementarmos nossas ações”, encerrou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384360/visualizar/