Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 27 de Abril de 2004 às 18:34

    Imprimir


SALVADOR - Será inaugurado na próxima quinta-feira, dia 29, um infocentro público, no prédio do Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra) do Rio Vermelho. A unidade faz parte do Programa de Inclusão Digital do Estado (PID) - Identidade Digital - coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e será equipada com dez computadores com acesso à internet.

Este será o segundo infocentro do PID, que foi iniciado em outubro de 2003 com a inauguração da unidade piloto do município de São Félix. Funcionando há cerca de cinco meses na cidade, o programa já treinou cerca de 200 pessoas nas primeiras turmas, a partir de cursos básicos de softwares livres, como Open Office e Linux, com navegação em Netscape. Até junho serão inaugurados mais quatro infocentros geridos pelo Cidadão Digital em convênio com outras instituições, como a Uneb e a Fundação Steve Biko.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Rafael Lucchesi, ''os infocentros possuem não só uma janela para o futuro pelo acesso à Internet e pelo manuseio de computadores, mas, sobretudo, conteúdos voltados para instrumentalizar a juventude e a população mais excluída de ferramentas importantes para acesso à renda e à sustentabilidade econômica''.

De acordo com as diretrizes do programa, cada infocentro inaugurado terá uma equipe de coordenadores, responsáveis por aplicar cursos de softwares livres para a população. A metodologia de ensino do programa é baseada em temas específicos selecionados de acordo com o perfil de cada comunidade.

O Patra é um programa da secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado da Bahia (Setras). Sua filosofia é facilitar o acesso do trabalhador autônomo às oportunidades de trabalho, especialmente para aquele de baixa renda.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384699/visualizar/