Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 26 de Abril de 2004 às 15:33
Por: JMagalhães

    Imprimir


São Paulo - Só agora veio à tona: no início de abril, hackers não identificados desfecharam um ataque maciço contra vários servidores Linux e Solaris instalados na Universidade de Stanford, na Califórnia, e de outras instituições acadêmicas norte-americanas.

Segundo comunicado distribuído pela universidade, os hackers aproveitaram-se de falhas de segurança existentes naqueles softwares para surrupiar as senhas dos administradores dos sistemas e tomar o controle dos computadores. A nota diz ainda que os ataques visaram as redes de supercomputadores, incluindo a TeraGrid, sustentada pela Fundação Nacional de Ciências.

Os hackers não deletaram nenhum arquivo nem causaram danos aos sistemas. Para experts que analisaram a invasão, eles pretendiam utilizar as máquinas como zumbis, para organizar ataques de negação de serviço a vários sites em todo o mundo.

”O gerenciamento criminoso das máquinas afetadas seria capaz de paralisar todo um setor da Internet”, comentou Russ Cooper, expert da TruSecure, sem, no entanto, fornecer dados precisos sobre o episódio.

A divulgação do ataque às redes acadêmicas coincide com o recente alerta do pesquisador Paul "Tony" Watson de que uma vulnerabilidade encontrada no TCP, protocolo de controle de transmissão de dados da Internet, poderia comprometer todo o seu funcionamento.

Watson, responsável pelo site Terrorist.net, divulgou na semana passada detalhes da vulnerabilidade, que podem ser lidos no site osvdb




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384845/visualizar/