Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 25 de Abril de 2004 às 09:07
Por: Tereza Cândida

    Imprimir


Com um investimento de R$ 105,1 milhões, o Ministério da Saúde deu início à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, destinada a imunizar contra a gripe pelo menos 10,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos (70% dessa população). Em 57 mil postos de saúde de todo o país, a vacinação vai do dia 15 a 30 de abril. Ajudando na conscientização das pessoas sobre o poder da vacina de proteção contra a gripe, a campanha é estrelada pelo cantor Jair Rodrigues.

Além dos postos de saúde, o Ministério da Saúde tem pronto um esquema para vacinar os idosos que estão internados em hospitais ou casas geriátricas, os moradores de locais de difícil acesso e os que têm dificuldades de locomoção. Os idosos internados em hospitais e casas geriátricas poderão receber também a dose contra o pneumococo (bactéria muito comum nesses locais e que provoca a pneumonia).

Os idosos que não puderem ir aos postos de saúde, por sua vez, deverão entrar em contato com a respectiva Secretaria Estadual de Saúde, que enviará equipes às suas residências, o que pode acontecer durante ou após o período da campanha, dependendo da capacidade de cada estado para atender à demanda.

Mesmo pessoas cardíacas, asmáticas, diabéticas, hipertensas, com insuficiência renal ou hepática e portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus da Aids (HIV) ou com outro estado de baixa imunidade devem tomar a vacina contra a gripe.

Não podem se vacinar pessoas que tenham alergia comprovada à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo ou mertiolate).

Estimativas do Ministério da Saúde demonstram que desde o início das campanhas, há seis anos, houve uma redução de aproximadamente 51 mil internações decorrentes das complicações da gripe.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/384991/visualizar/