Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 12:14

    Imprimir


Um vírus bacteriófago existente na pele humana pode ser a base para um tratamento natural contra a acne. Um estudo divulgado hoje pelo Centro de Pesquisa da Pele da Universidade de Leeds (centro da Inglaterra), comprovou que o vírus, que é gerado na epiderme, ataca naturalmente a bactéria que, através de substâncias gordurosas, dá lugar a espinhas e inflamação da pele, sintomas próprios da acne.

Segundo o médico Richard Bojar, do Centro de Pesquisa da Pele, a vantagem de desenvolver um tratamento com um vírus que é criado de forma natural para combater a acne é que esse vírus é específico para a bactéria da acne, e não terá efeitos colaterais. Assim, o inovador tratamento seria menos nocivo que produtos como antibióticos e pílulas anticoncepcionais utilizados atualmente. "A indústria cosmética tende a produzir cremes e géis suaves para a pele. Nós preferimos estes produtos a antibióticos e outras substâncias", dissew Bojar.

A equipe da Universidade de Leeds desenvolverá um gel com uma alta concentração do vírus e espera testar o tratamento em pacientes no final do verão. Alison Dudley, do Grupo de Apoio à Acne do Reino Unido, disse que são necessários novos tratamentos já que, na sua opinião, "estamos nos anos negros da acne".




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385270/visualizar/