Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 10:54
Por: Antônio de Souza

    Imprimir


Aripuanã, MT - Além de buscar conscientizar os alunos e a comunidade em geral sobre a importância da preservação dos recursos naturais renováveis e não-renováveis, o projeto "Água nossa de cada dia", da Escola Estadual São Francisco de Assis, tem por objetivo despertar a própria população para a responsabilidade que ela tem de preservar a água existente no Município e, assim, salvar os mananciais que estão sendo poluídos e destruídos em função do desmatamento.

O projeto, que envolveu 539 alunos e 12 professores do Ensino Médio, levou em consideração o fato de Aripuanã não ter sofrido, pelo menos por enquanto, o impacto do progresso indiscriminado que outras regiões brasileiras já sofreram. Esse fato, todavia, serve de embasamento para a necessidade de alertar os jovens sobre as conseqüências da degradação do meio ambiente e da exploração irracional dos recursos naturais não-renováveis.

Como referencial para esse trabalho, a escola se baseou na Resolução 55-196, pela qual a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2003 como o Ano Internacional da Água Doce. Na verdade, foi uma maneira de encorajar os Estados membros a aproveitaram o ano para aumentar a conscientização da importância da água doce.

Embora a Terra seja composta por 70% de água, apenas 3% desse total são úteis para o consumo humano. De acordo com a ONU, hoje, pelo menos 1,2 bilhão de pessoas carecem de acesso à água potável e 2,4 bilhões não contam com serviço adequado de esgoto sanitário. A quantidade a qualidade da água segura em todo o mundo estão diminuindo em função da poluição, do excesso de consumo




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385286/visualizar/