Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 22 de Abril de 2004 às 10:35
Por: Antônio de Souza

    Imprimir


Aripuanã, MT – Fundada em 1984, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Francisco de Assis (o nome é uma homenagem ao santo padroeiro da cidade, em torno do qual praticamente se desenvolvem todas as atividades religiosas) é mais um exemplo de "escola criativa", surgida em 2003, a partir do Projeto Inovações Pedagógicas, do Governo de Mato Grosso.

Com efeito, desde 2001, a escola trabalha com projetos interdisciplinares. No começo da cada ano, os professores escolhem um tema gerador, que, pela ótica da comunidade escolar, merece uma atenção especial e, dessa maneira, precisa ser analisado e trabalhado visando às mudanças de comportamento e a conscientização das pessoas em relação ao assunto.

Em 2001, foi desenvolvido o projeto denominado "O trânsito", a partir do qual os alunos estudaram as principais deficiências no sistema viário de Aripuanã e, ao final, propuseram à Câmara Municipal a transformação em lei a sugestão para a instalação, nas principais avenidas da cidade, de quebra-molas.

No ano seguinte, o projeto trabalhado foi "Meio Ambiente – O Lixo", que discutiu o processo de recolhimento e aproveitamento do lixo produzido na escola e na própria cidade.

Segundo a professor Alberi Girardi, diretor da Escola São Francisco de Assis, o projeto Água nossa de cada dia, quando nada, é a seqüência de outros projetos que a instituição já vinha desenvolvendo. "Tanto é, que neste ano já estamos desenvolvendo o projeto denominando ‘Criando cores na escola", por meio da jardinagem e de outras atividades que embelezem e dêem um novo visual para a escola", explica.

LITERATURA - Com a atuação de professores de Português, a escola incentivou os alunos a colocarem no papel, por meio de poesias (ou outra forma de expressão), tudo aquilo que eles sentem em relação à campanha pela preservação dos recursos hídricos. "Temos muitos alunos com o dom para a literatura, especialmente para a poesia. Com o tema Água e com a intenção de criar novos escritores, lançamos o livro ‘Gotas Preciosas’, uma coletânea de 20 poesias sobre recursos hídricos, sobre o Brasil e também outros temas que despertam a atenção dos jovens, como a sexualidade, o aborto", completa Girardi.




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385289/visualizar/