Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 21 de Abril de 2004 às 13:00
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Com a finalidade de sensibilizar as pessoas da importância da doação de sangue, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Hemomat, está realizando durante todo o mês de Abril, uma série de palestras em empresas privadas. O projeto piloto será desenvolvido na Construtora Plaenge, pelos técnicos do Hemomat, onde será realizada visita trimestral, em função da grande rotatividade no quadro funcional da empresa.

A parceria com as empresas privadas e a Hemomat tem como principal objetivo conscientizar as pessoas para que se tornem doadores fidelizados do Hemomat e que além de um ato solidário, eles estão salvando vidas.

INTERIORIZAÇÃO – Buscando alternativas para aumentar o número de doares, o Hemomat também está realizando uma série de visitas técnicas nos municípios do Estado.

De acordo com a direção do Hemomat, os técnicos estão indo in loco orientar e verificar o andamento dos trabalhos realizados nos municípios, além de ministradas aulas para esclarecer as dúvidas surgidas na rotina diária de trabalho nas UCT’s (Unidade de Coleta de Transfusão) e AT’s (Agência Transfusiva).

Para se tornar um doador, o interessado precisa pesar mais de 50 kg; ter entre 18 e 60 anos, estar bem alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação; não apresentar nenhum tipo de doença, inclusive gripe nem resfriado. Vale esclarecer também, que o ato de doar sangue, não implica em nenhum risco a saúde, pois o material utilizado é descartável, evitando assim qualquer tipo de contaminação. Doar sangue não engrossa o sangue, nem modifica a pressão arterial. A quantidade de sangue que é retirada na doação é recuperada rapidamente pelo organismo.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um país deve ter um contingente de doadores em média de 2 a 5% da população. No Brasil varia entre 1,76% a 1,78% por ano. Em Mato Grosso estima-se que esses números representem apenas 0,5% da população.

Doar sangue não engrossa o sangue, nem modifica a pressão arterial. A quantidade de sangue que é retirada na doação é recuperada rapidamente pelo organismo.





Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385383/visualizar/