Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 18:31
Por: Andréia Fontes

    Imprimir


O governo do Estado deve passar a adquirir exemplares dos livros “História de Mato Grosso – da Ancestralidade aos Dias Atuais”, da professora Elizabeth Madureira Siqueira, e “Geografia de Mato Grosso”, da professora Ivane Inêz Piaia, para compor o acervo das escolas estaduais de Mato Grosso. A medida foi indicada pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PTB), com o objetivo de oferecer aos alunos de I e II graus uma material didático de pesquisa sobre a história e a geografia do Estado.

“O ensino da história e geografia de nosso Estado, em nível de I e II graus, tem sido deficitária em razão da ausência de um norte, um roteiro para o estudo. Como os alunos da rede pública não possuem recursos para adquirir as obras, sugerimos ao governo que as coloquem disponíveis nas bibliotecas das nossa escolas estaduais, oferecendo aos nossos estudantes e professores mais um instrumento de conhecimento e aprimoramento”, ressaltou Riva.

A obra do professora Elizabeth Madureira conta a história de Mato Grosso desde a formação pré-histórica, com as correntes migratórias, passando pela Colônia, Império e República. Aborda temas como a divisão do Estado e a Constituinte de 1989, com os estudos chegando ao Governo de Rogério Salles e a construção da usina de Manso. Também foi contemplado no estudo da professora Elizabeth o patrimônio cultural de Mato Grosso, seus prédios históricos, a música e a religiosidade.

Já o livro da professora Ivane Piaia, em sua 3ª Edição, abrange as grandes questões de nosso Estado, desde a formação do espaço geográfico mato-grossense até debates recentes, tais como os reflexos do Mercosul para Mato Grosso e questões ambientais.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385504/visualizar/