Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Abril de 2004 às 14:33
Por: Sérgio Fernandes

    Imprimir


O governo do estado vetou, no ano passado, o Projeto de Lei de autoria da deputada Verinha Araújo (PT) que obrigaria a substituição do quadro negro e do giz escolar por outros recursos pedagógicos (quadro branco), nos casos em que houvesse dano comprovado à saúde dos profissionais da educação. Apesar de vetado, o projeto está servindo de inspiração ao Executivo e faz parte do modelo das escolas estaduais que estão sendo construídas pela administração Blairo Maggi como referência.

De acordo com a secretária estadual de Educação, Ana Carla Muniz, a escola recentemente inaugurada no município de Itanhagá (504 KM de Cuiabá), tem o quadro branco em suas salas de aula. A secretária se referiu aos quadros brancos das salas como sendo “uma sugestão” da deputada Verinha.

A secretária e Verinha participaram da abertura do II Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime) e I Conferência para a aprovação dos objetivos e Planos Municipais de Educação do Estado. O evento está sendo realizado no auditório da Associação dos Municípios (AMM) e vai até amanhã. Está presente no local Francisco das Chagas Fernandes, secretário de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Ministério da Educação.

Quanto às escolas de referência, estas contam com estruturas com uma piscina semi-olímpica medindo 25x12,5 metros, quadra de esportes, 24 salas de aula, biblioteca, laboratórios, entre outras instalações, em dois pavimentos. Já foram entregues escolas deste modelo também em Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde. Estão em construção 32 escolas deste tipo.

Verinha apresentou o projeto para a instrução do quadro branco nas escolas em função do elevado número de profissionais da educação com problemas de alergia ao pó de giz feito à base de gesso. O governo do estado vetou o projeto por considerar que tal iniciativa seria de iniciativa exclusiva do Executivo.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385553/visualizar/