Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 17 de Abril de 2004 às 10:08
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vem desenvolvendo um relevante trabalho no município de Barra do Bugres (localizado a 169 km de Cuiabá), que estará completando 60 anos, nesta segunda-feira (19.04) . Em 2003, 6.690 alunos foram atendidos pela rede estadual de ensino no município, distribuídos em 11 escolas estaduais e 407 servidores. Dados indicam, que em 2004, o atendimento superou os sete mil alunos, entre eles, 50 indígenas.

Em parceria com a prefeitura municipal e a sociedade, a Seduc construiu a nova assessoria pedagógica do município, inaugurada em fevereiro deste ano, com a participação da Secretária Ana Carla e da vice-governadora Iracy França. Na educação especial, a Seduc investiu R$ 93.480 em convênio com a Apae do município; e presta o atendimento a 11 alunos portadores de necessidades educacionais especiais, em uma classe especial.

"A administração estadual está trabalhando de mãos dadas com todos os municípios, independente de cor partidária. Em Barra do Bugres, além do ensino regular, educação especial e indígena, também temos o projeto Aplauso em duas escolas; convênios para a realização do transporte escolar”, finaliza a secretária.

Outra grande ação da secretaria no município é a realização do Terceiro Grau Indígena, que atende exclusivamente alunos índios. Referência internacional e pioneiro na América Latina, o curso é ofertado em uma parceria entre Seduc, Unemat e Fundação Nacional do Índio (Funai).

O projeto, que teve início em 2001 e atualmente atende 200 professores de 37 etnias de 11 estados brasileiros, será ampliado este ano em 100 vagas. A realização de um novo vestibular contemplará 100 novos educadores indígenas de 23 municípios mato-grossenses, num total de 30 etnias.

A nova turma deverá iniciar as atividades no mês de julho, com formação nas áreas de Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemáticas e da Natureza, e Ciências Sociais. Segundo a coordenação do programa, existem 430 professores no estado que estão aptos a concorrer às vagas.

De acordo com a secretária Ana Carla, independente das diferenças de região, cor, ou etnia, a administração Maggi não tem medido esforços para atingir toda a demanda da educação. "A Seduc, que atende mais de 480 mil alunos em todo o Estado, valoriza as diversidades e diferenças culturais. Com este ato, demonstramos o respeito que temos pelos povos indígenas".




Fonte: Redação/Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/385821/visualizar/