Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 12 de Abril de 2004 às 15:34

    Imprimir


O Terminal de Integração Cuiabá-Várzea Grande, cujas obras foram lançadas dentro da programação de aniversário de Cuiabá, é a obra mais ambicionada pela administração Roberto França no setor de transporte coletivo e trânsito. A obra deve ser concluída em novembro. "A integração do transporte intermunicipal significa a realização de um sonho", disse o prefeito.

França relatou que esse sonho começou quando ele, então deputado estadual, apresentou o projeto de lei criando o Aglomerado Urbano, sancionado pelo então governador do Estado, prefeito de Várzea Grande, Jaime Campos, também presente na solenidade de lançamento.

O novo Terminal de Integração vai possibilitar que os usuários do sistema de transporte coletivo - seja morador dos bairros ou distrito de Várzea Grande possa se deslocar até o Pedra 90, pagando apenas uma passagem de ônibus; assim mesmo acontecerá com o morador de Cuiabá que vai se deslocar de qualquer bairro até o Engordador pagando apenas uma tarifa.

Roberto França lembrou que há mais de quatro anos terminou a canalização do Córrego da Prainha, preparando para a construção do Terminal. A obra não pode ser lançada antes por uma pendência judicial com os garagistas que ocupavam o local. O secretário de Estado do Planejamento, Yênes Magalhães - no ato representando o governador Blairo Maggi - ex-secretário da SMTU, lembrou a construção da mão única da Av. 15 de Novembro, que as pessoas resistiram no início, com o objetivo de se chegar na implantação do Terminal, ora lançado.

"Cuiabá merecia e precisa desse terminal", avalia Yenes. Segundo ele, atém de melhorar o trânsito, já que vai acabar com superposição de linhas, tem a questão ambiental, já que menos ônibus estarão circulando e despejando menos poluentes. Josué de Souza, secretário da SMTU, destacou que o projeto prevê a construção de 10.200 m2 em cobertura metálica espacial e 9.331 m2 em estrutura de concreto armado, alvenaria e seis plataformas com 100 metros de comprimento e sete metros de largura e oito lojas de conveniências, rampas de acesso às plataformas, duas escadas e um elevador, não havendo cruzamento entre veículos e pedestres. Souza aproveitou para anunciar a entrada de mais 15 novos ônibus com ar-condicionado em circulação e destacou que hoje mais de 95% das linhas de ônibus estão asfaltadas.

O prefeito Jaime Campos destacou a importância da obra e lembrou que já está construindo um terminal em Várzea Grande para integrar o sistema e deverá ser inaugurado em maio mês de aniversário da cidade industrial.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386306/visualizar/