Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 06 de Abril de 2004 às 12:41

    Imprimir


Consumo exagerado de álcool: o maior problema de segurança no trânsito do Brasil. Bafômetro: uma das formas mais eficazes de controlar a explosiva mistura de álcool e volante. A questão é que o teste do bafômetro não é obrigatório e os motoristas podem se recusar a fazer, quando solicitado, alegando o direito constitucional de não produzir provas contra si mesmo.

Como tornar o teste obrigatório no Brasil é o tema do debate técnico que acontece nesta quarta-feira (07/04), promovido pela Volvo, uma das maiores montadoras do mundo e os Detrans. O debate será transmitido via Embratel, de Curitiba -PR, para o auditório do Detran de Mato Grosso e outros Detrans, que aderiram ao debate. Especialistas em trânsito, psicólogos, presidentes de Detrans, consultores e jornalistas participam da teleconferência.

A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Segurança no Trânsito. Com o tema “O Trânsito é Feito de Pessoas, Valorize a Vida”, a idéia é buscar alternativas constitucionais para tornar o teste do bafômetro obrigatório. Baseado nas estatísticas de que 70% dos acidentes com vítimas são influenciados pelo consumo de álcool, especialistas acreditam que, com a obrigatoriedade, o número de acidentes com mortes e feridos graves seria reduzido.

Em Cuiabá, que possui um dos trânsitos mais violentos do país, com cerca de oito mortes para cada grupo de 10 mil veículos, haverá uma bancada composta por convidados (especilistas no setor) e jornalistas, que poderão participar com perguntas e propostas para centro do debate, em Curitiba.

A teleconferência está marcada para começar às 12h30, hora local de Mato Grosso. O término está previsto para às 15h30.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386816/visualizar/