Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 17:38
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) promoveu, durante a manhã desta segunda-feira (05/04), na Central Estadual de Transplantes, um encontro entre a família da doadora Márcia Tânia Leal e os três receptores dos seus órgãos.

De acordo com o gerente de acompanhamento e controle, Ivo de Amorim, estes tipos de encontros servem para aproximar as famílias e despertar na população os benefícios concretos que a doação de órgãos proporciona, além de reafirmar que a doação é um ato de amor, pois salva muitas vidas.

Emocionados, os familiares presentes no encontro, reafirmaram que as campanhas de doação de órgãos/ transplantes são fundamentais para acabar definitivamente com o preconceito e sensibilizar outras famílias sobre esse gesto grandioso de amor.

Conforme explicação da coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Vera Lúcia Silva Sena, os órgãos do doador cadáver, ou seja, cuja morte cerebral já foi informada pelos médicos, são retirados após a realização de duas avaliações neurológicas, por meio de exames detalhados para averiguar se está ou não funcionando.

Os exames são feitos na Central de Transplantes por equipes diferentes e com a presença de neurologistas. Além disso, a família do doador recebe do Governo do Estado, um auxílio funeral, instituído pela lei 7.423 de 22 de maio de 2001.

"A sensibilização sobre a importância deste ato sublime, que é a doação de órgãos é o primeiro passo para que todos sintam comprometidos com a causa", explica a coordenadora. Mato Grosso realizou o primeiro transplante de rim em 1999. Desde então, já foram realizados 124 transplantes de rim e mais de 116 de córneas.




Fonte: Assessoria/Ses

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/386941/visualizar/