Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 05 de Abril de 2004 às 11:26

    Imprimir


Uma ação desenvolvida pela Vigilância Sanitária (VISA) na última semana acabou no fechamento de mais um abatedouro clandestino em Alta Floresta. A expectativa da Visa é de que este seja o último que estava em atividade no município, tendo por base que o órgão tem registro de todos os abatedouros clandestinos que funcionavam desde o ano de 1997. “Estamos constantemente vistoriando esses locais e constatamos que eles estão desativados há muito tempo, poderia dizer até mais de ano”, informou o coordenador da Visa, Anselmo Loose.

Além de deter o registro de todos os abatedouros, a Vigilância Sanitária ainda conta com um aliado, a própria comunidade que, consciente do prejuízo que o funcionamento dessa atividade possa trazer à sua própria saúde, efetuou denúncias que levaram ao fechamento dessas unidades. O lacre deste último abatedouro, localizado na 1ª Leste, aconteceu em razão de denúncias anônimas. No ano passado o proprietário do abatedouro foi notificado, mas, ignorando a ação da Visa, continuou abatendo de forma irregular.

O proprietário do abatedouro, que não teve o nome divulgado, alegou que o abate é para consumo familiar, o que impediria uma intervenção da Visa. Para evitar que ele venha a abater animais para abastecer mercados e açougues da cidade, os fiscais da Visa lacraram o brete de contenção.

O coordenador da Vigilância Sanitária revelou que o órgão estará acompanhando com visitas freqüentes aos locais interditados e lacrados e, caso venham a ser rompido configurando retorno de atividades irregulares, a Visa vai registrar essa ruptura, encaminhando o registro aos órgãos competentes. “Já fica à questão da Polícia Sanitária e da polícia propriamente dita, e do Ministério Público para tomar as providências. Orientamos o proprietário a tomar cuidado com a ruptura desse lacre”, salientou Loose. Em caso de ruptura acidental, o proprietário deve informar imediatamente a Visa para análise técnica.




Fonte: Diário News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387020/visualizar/