Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 03 de Abril de 2004 às 12:21
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Cáceres, MT – Reflexão de ações e conscientização são algumas das atitudes propostas pelo projeto “Integração Escolar”, implantado na Escola Estadual São Luiz, em Cáceres (204 km a Oeste de Cuiabá). O projeto integra alunos do ensino Fundamental e Médio, além de professores, técnicos, auxiliares e pais e foi um dos 12 selecionados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dentro do programa “Inovações Pedagógicas”.

As atividades musicais e de dança têm estimulado a convivência e melhorado o comportamento entre estudantes, conforme afirma a pedagoga Anair Barbosa, coordenadora do projeto.

O momento de reflexão e oração é realizado em cada período, sempre às segundas-feiras, antes do início das aulas. De acordo com Anair, as atividades religiosas são ecumênicas, procurando atender a todos os credos.

“Essas atividades na segunda-feira são importantes, pois começamos a semana de maneira tranqüila e refletindo as ações para a semana”, diz Marcilei Cunha, aluna do 3º ano do Ensino Médio.

Segundo a diretora da escola, Maria José Bruzzon, as atividades também representam uma oportunidade para que os alunos mostrem seus talentos. “Quem não pode destacar-se pelo talento, que vença pelo esforço”, estimula a professora.

Para a professora de Ensino Religioso, Cacilda Duarte, os alunos sentem-se motivados a participar das atividades como forma de cooperar com as outras turmas e estimular o companheirismo. “Nas aulas, também procuramos trabalhar a Campanha da Fraternidade de forma ecumênica e discutindo a diversidade cultural e religiosa”, garante.

As alunas Ozinéia Santos e Suzana Reis, que participam de um grupo de dança, vêem nas atividades religiosas uma forma positiva de iniciar a semana. “Participar é bom, pois tenho algo bom para fazer”, diz Suzana.

Discutir temas relacionados ao jovem e levar uma mensagem de paz são os objetivos principais que Fernanda Campos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, vê no projeto desenvolvido pela escola. “É um exemplo que a escola dá, incentivando-nos a trabalhar em comunidade”.

Projetos – A escola São Luiz tem procurado desenvolver outras ações dentro do projeto “Integração Escolar”, principalmente no período noturno, para diminuir a evasão escolar. De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Sirlene Machado, está sendo organizada na escola uma oficina para que os estudantes possam conhecer a função social do teatro, antes de começar a montar um grupo teatral. “Nossa intenção é trabalhar com a comunidade, valorizando os talentos locais”, diz a professora.

ECUMENISMO:Dentro do Projeto Integração, alunos evangélicos da Igreja Batista Central fazem apresentações na Escola São Luiz

Outro projeto que a escola pretende desenvolver é a criação de uma creche para atender as alunas regularmente matriculadas que são mães e estudam no período noturno. Segundo a professora Olinda Queiroz, responsável pelo projeto, a criação da creche atenderá a necessidade das alunas que tem filhos, razão pela qual muitas mães deixam de estudar, aumentando a evasão escolar.

Conforme a professora, um levantamento será realizado para saber o número de estudantes que tem filhos.

A escola também está aguardando autorização da Secretaria de Estado de Educação para fazer as adequações físicas no espaço onde funcionará a creche. Olinda afirma a escola já começou a captação de recursos para montar o espaço, recebendo, inclusive, apoio de empresas locais.

* Por meio de uma série de reportagens especiais, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) vem mostrando a essência dos projetos selecionados pela Seduc, bem como os seus reflexos perante a comunidade escolar envolvida e a própria sociedade de cada Município selecionado.

Foram premiados os projetos executados por escolas estaduais dos Municípios de Água Boa, Campinápolis, Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Cáceres, Alto Araguaia, General Carneiro, Primavera do Leste e Aripuanã




Fonte: Assessoria/Secom-MT

Comentários (1) Faça um comentário

  • Jaqueline Aparecida Dos Santos
    Ouro Verde, Varzea Grande - MT
    Otima reportagem sobre projetos inovadores, gostaria de mais informaçoes sobre creche para maes alunas, pois temos um índice alto de evasão escolar noturno, acredito q seja por este motivo.

    Quarta - 17 de Dezembro de 2014 às 13:14h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/387126/visualizar/