Repórter News - www.reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Domingo - 07 de Outubro de 2012 às 15:19

    Imprimir


Cerca de 400 pessoas foram presas até 10h no Estado do Rio, de acordo com o balanço divulgado pelo presidente do Tribunal Eleitoral do Rio de Janeiro, Luiz Zveiter, no início da tarde de domingo. A maioria dos casos ocorreu na capital Do estado.

Entre os detidos há dois candidatos a vereador: Eduardo Moura, do PSC, e João Ricardo, do PSDC (preso da Rocinha, comunidade que recebeu no mês passado uma Unidade de Polícia Pacificadora). Léo da Comunidade, do PTN e que também tenta uma vaga na câmara municipal, também é da Rocinha e foi preso mais fugiu. Em Itaboraí foi preso o candidato a vereador Irmão Caio, do PSC, e em Magé foi detido Marcos Sávio Peçanha, o Sabiá, candidato a vice-prefeito pelo PSDC na chapa De Ricardo da Karol, do PSB.

"Esse é um balanço com número até 10h. Acredito que em breve podemos ter um número bem maior de pessoas detidas. Podemos passar até de mil", explicou Zveiter, que considerou a quantidade de detidos até agora normal. "Acho que as pessoas estão entendendo o que não se pode fazer, mas sempre tem que desrespeita a lei" disse.

Em Niterói, a desembargadora Leticia Sardas disse que solicitou dois ônibus para levar pessoas que faziam boca de urna na região oceânica do município. Eles serão levados para o ginásio de Caio Martins.

Em Macaé, uma pessoa foi presa com R$ 10 mil, acusada de tentar comprar votos. De acordo com Zveiter, os locais que estão sendo patrulhados pelo exército até agora não apresentam nenhum tipo de problema. O magistrado ainda negou um tiroteio envolvendo traficantes e militares em Nova Iguacu.

 

Sobre as urnas eletrônicas, apenas um problema mais grave, em Botafogo, zona sul do Rio, foi registrado. A placa-mãe da urna queimou e não foi possível substituí-la. Após 17h, os técnicos do TRE vão tentar recuperar os votos de quem já tinha efetuado a votação. Outros 400 eleitores estão votando manualmente. Na seção, os mesários pedem aos eleitores que esperem para poder voltar a votar eletronicamente. Mas de acordo com o TRE a substituição da urna não deve ser possível. Até o meio da tarde o Centro de Controle e Comando de Segurança do TRE, que trabalha junto com as polícias estaduais, forças armadas e polícia Federal além do Ministério Público Eleitoral prometem divulgar números mais detalhados sobre as prisões em todo o Estado do Rio.

 

Eleições 2012
As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico. 





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/39466/visualizar/