Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 09 de Julho de 2014 às 04:13

    Imprimir


Getty Images
Exame ajuda em início do tratamento antes de danos ao cérebro
Exame ajuda em início do tratamento antes de danos ao cérebro

Cientistas britânicos desenvolveram um exame de sangue para detectar chances de desenvolver Alzheimer. Após uma década de estudos, do Kings College de Londres, em parceria com a empresa Proteome Sciences, pesquisadores identificaram o conjunto de 10 proteínas no sangue que pode prever a incidência da doença com até 12 meses de antecedência em pessoas com problemas de memória. A precisão é de 87%, o custo pode variar de R$ 379 a R$ 1,1 mil e o exame deve levar dois anos para estar disponível aos pacientes. As informações são do The Guardian.

A doença Alzheimer atinge um número crescente de pessoas e não tem cura. O problema já foi considerado um dos maiores inimigos da humanidade, pelo primeiro-ministro David Cameron. A descoberta permite o tratamento antes dos danos graves ao cérebro. O exame é indicado a pessoas com transtorno cognitivo leve. “O Alzheimer começa a afetar o cérebro muitos anos antes de os pacientes serem diagnosticados com a doença", disse o professor Simon Lovestone. Seguindo ele, muitas vezes, quando o paciente recebe medicamentos, a doença já danificou o cérebro.

Os pesquisadores investigaram 26 proteínas que ligadas à doença de Alzheimer no passado. Tomaram amostras de sangue de 1.148 indivíduos, dos quais 476 tiveram a doença de Alzheimer, 220 tinham comprometimento cognitivo leve e 452 eram idosos, mas sem demência. Os pesquisadores descobriram que 16 das proteínas estavam associadas ao encolhimento do cérebro, seja em prejuízo cognitivo suave ou Alzheimer.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/398628/visualizar/