Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 09 de Agosto de 2014 às 17:30

    Imprimir


Tem gente que não pode ver a palavra “light” em uma embalagem que já imagina: “à vontade!”. Seria maravilhoso se isso fosse possível, mas na vida real as coisas são um pouquinho diferentes, ou seja menos fáceis. O DaquiDali selecionou seis alimentos que estão no dia a dia de milhares de pessoas, consumidos deliberadamente como se fossem incapazes de comprometer a boa forma. Veja quais são e não deixe mais eles te enganarem!


bacate

Mesmo sendo uma fruta, o abacate pode sim te dar centímetros que você não quer nem precisa! Ele engorda se consumido em excesso porque é uma das frutas mais ricas em gordura. “Isso até faz com que ele sofra certo preconceito, mas seu alto teor de gordura aliado a riqueza em fibras (auxilia no emagrecimento), que ele promove uma boa sensação de saciedade, porém, só se consumido com moderação”, diz a nutricionista Madalena Vallinoti.

Quantidade ideal:uma fatia de 100 g de abacate tem aproximadamente 160 calorias e 14,6 gramas de gordura (monoinsaturada, de ótima qualidade, mas gordura).

Açaí

Esse tem a cara da saúde! Falou em repor as energias, é a primeira fruta que vem a cabeça, porém, você dificilmente vê alguém consumindo só a polpa. Geralmente, ela está acompanhada por outras frutas, leite condensado, cereal tipo granola, às vezes com leite em pó e mel também. “Uma tigela pequena com essa composição pode chegar a 600k cal! Simplesmente, uma bomba calórica”, alerta a profissional.

Quantidade ideal: aos amantes do açaí, apesar de ser um excelente alimento, recomenda-se o consumo de uma porção pequena, acrescida de uma fruta apenas. Isso vale, principalmente, para quem busca emagrecer. Uma tigela de açaí pequena traz em média 200 g, o que já equivale a 160 kcal.

Barras de cereal

Uma das melhores opções para quem tem muita fome e pouco tempo, as barras de cereais possuem diversos tipos e sabores e solucionam a hora do lanche sem desgaste. Porém, cuidado, não abuse! “As barras de cereais trazem em sua composição os mais variados tipos de cereais, sim, como aveia, flocos de arroz e quinoa, muito saudáveis e ricos em fibras. Mas, para dar liga, utilizam frutose, mel e xarope de milho, o que lhes confere um agradável sabor e muitas calorias também, além de aumentar rapidamente os níveis de glicose sanguínea, ou seja, açúcar no sangue”, explica a profissional.

Quantidade ideal: uma barrinha no lanche da manhã ou no da tarde.

Sucos de caixa

Práticos para atender às necessidades da intensa rotina de milhares de pessoas, os sucos de caixa contêm em sua composição muitos conservantes e corantes, componentes que podem causar reações alérgicas a os indivíduos mais sensíveis. Segundo a nutricionista, “não bastando estes aspectos, são ricos em açúcares, e não há pela legislação vigente, como identificar no rótulo o que é o açúcar da fruta (frutose) e o que é açúcar de adição. Portanto, sempre que possível opte pelo suco natural e se não der, prepare os sucos com a polpa de fruta congelada, principalmente se você tem crianças pequenas.

Quantidade ideal:quanto aos indivíduos que estão na busca da boa forma, prefira os sucos caseiros e de baixas calorias, como limonada, melão, maracujá e acerola, por exemplo. Adoce com o mínimo de adoçante que tolerar. Aos sucos de frutas industrializados acrescidos do extrato solúvel de soja, cabe a mesma recomendação, já que em média, 200 ml de suco industrializado contém 110 kcal. Ao adquirir os industrializados recomenda-se apenas os que indicam na embalagem 100% de polpa de fruta.

Rodízio de comida japonesa

A típica cozinha japonesa é composta por uma alimentação bastante saudável. Ela oferece preparações no vapor, como peixes, legumes, verduras, o arroz (gohan) e também alimentos crus como os peixes e alguns vegetais, que podem colaborar na dieta de quem busca emagrecer. “Mas, depois da invenção do rodízio de comida japonesa, que por mais saudável que seja, estimula as pessoas a comerem muito mais, o consumo de arroz e de outras preparações aumentou consideravelmente”, frisa a nutricionista. As mais pedidas são as frituras, como o guiosa (em média 77 kcal por unidade), hot roll (aproximadamente 90 kcal por unidade) e tempurá de camarão (em torno de 66 kcal por unidade), que tem seu potencial de engorda otimizado pelo grande consumo de shoyu, que contém altos teores de sódio.

Quantidade ideal: o hábito da comida japonesa é bom, porém peça um prato ou um combinado. Nos rodízios, diga NÃO às preparações fritas, principalmente se estiver reeducando seus hábitos alimentares e buscando emagrecer. “Fique atenta, pois nem todas as preparações do rodízio são light”, lembra Madalena





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/400462/visualizar/