Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 09 de Setembro de 2014 às 08:59

    Imprimir


O projeto “encontro com os pioneiros” começou hoje e reúne fundadores, primeiros moradores e a nova geração da maior cidade do Nortão que completa 40 anos no próximo dia 14. Eles farão palestras até sexta-feira (12) em escolas municipais, estaduais e particulares contando como foi o processo de construção da cidade, suas histórias e trocar informações com estudantes do ensino fundamental. O empresário Osvaldo Paula, primeiro prefeito nomeado de Sinop, Geraldino Dal Maso, primeiro prefeito eleito, Viro Ludwig, empresário pioneiro e empreendedor na área de comunicação, Geraldina Clara dos Anjos, que realizou o primeiro parto no município, Arlete Moura, professora que lecionou na primeira escola de Sinop, Edson Nascimento, médico que atuou no primeiro hospital da cidade e a artista plástica Mari Bueno são os palestrantes.

Cada um deve falar em torno de uma hora e os encontros srrão mediados pelo professor, historiador e coordenador do Museu Histórico de Sinop, Luiz Erardi, nos colégios Alternativo, Albert Sabin, Alef, Regina Pacis, nas escolas municipais Vereador Rodolfo Valter Kunze e Armando Dias e nas escolas estaduais Olimpio João Pissinati Guerra e Ênio Pipino.

“Além da valorização da história de Sinop, o projeto também tem por objetivo fomentar o conhecimento e o respeito da nova geração pelas famílias precursoras do município, que trabalharam e se doaram no início de tudo e o desenvolvimento alcançado até agora é reflexo das ações primárias encabeçadas por essas pessoas e tantas outras. É fundamental que nossos estudantes conheçam e admirem esse caminho já percorrido para que saibam o valor do mesmo, uma vez que serão eles que darão continuidade a essa trajetória”, ressaltou Erardi, através da assessoria.

Osvaldo Paula abriu o ciclo de palestras, esta tarde. "É uma honra estar aqui contribuindo com minhas lembranças, contando minha história que se entrelaça com a criação de Sinop. A vida dessa cidade está diretamente ligada com a vida de seus pioneiros. As palestras na verdade se tornam um bate papo, uma troca de informações porque também aprendemos com os mais jovens e podemos perceber de imediato o interesse dos alunos pelos fatos e eles também podem nos questionar, tirar duvidas, satisfazer curiosidades e até mesmo comparar os dias atuais com o passado”, acrescentou o pioneiro, em uma escola estadual. Geraldina Clara dos Anjos e Edson Nascimento conversaram com alunos em outras escolas, informa a assessoria.

O projeto “encontro com os pioneiros” é uma iniciativa da Colonizadora Sinop. Para o gerente técnico da empresa, Carlos Celso Martins, a ação é mais uma forma de compreender o passado e projetar o futuro.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401049/visualizar/