Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 12 de Setembro de 2014 às 17:36

    Imprimir


Jonathan Souza

Nova Marilândia, localizado na região Médio Norte de Mato Grosso, é o município com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, nas séries iniciais, em escolas municipais de Mato Grosso. O município alcançou o índice 7.1, acima da meta projetada pelo ministério da Educação para 2021, que é de 6.5. Os dados se referem ao resultado do Ideb 2013, que mede a qualidade de ensino no país. O MEC divulgou o índice no início de setembro.

O prefeito da cidade, Wener Santos, disse que o resultado reflete o investimento realizado pela administração para melhorar os indicadores relacionados à Educação, uma das prioridades da atual gestão. “Sabemos do grande desafio que é oferecer uma educação de qualidade, mas não medimos esforços para melhorar cada vez mais, com investimentos que garantam a melhoria do ensino na cidade”, assinalou.

O gestor destacou que desde que assumiu a prefeitura, em 2013, traçou diretrizes de investimentos para o setor, e já consolidou vários avanços. A ampliação do número de professores, reforma de escolas, aquisição de novos ônibus escolares e melhoria da merenda escolar foram alguns dos principais investimentos.

A melhoria dos indicadores das escolas municipais foi gradativa, a partir de 2005, quando o município alcançou o índice de 4.5. Nos anos posteriores os índices foram os seguintes: 4.8, em 2007; 6.4 em 2009 e 6.0 em 2011. Nova Marilândia também se destacou nas séries finais na rede de ensino municipal, ficando com o índice 5.2, enquanto a meta projetada para 2013 era de 5.1.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

Os resultados do Ideb 2013 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil foram calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb 2013 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2013.

Desenvolvimento Econômico – Além da Educação, Nova Marilândia também se destaca pelo desenvolvimento econômico. O município ficou em nono lugar no ranking estadual das cidades avaliadas pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal - IFDM. O município atingiu 0.7963 no índice que varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os dados foram divulgados em junho deste ano pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde.

Agência de Notícias da AMM com informações do INEP





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/401310/visualizar/