Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 08 de Outubro de 2014 às 19:24

    Imprimir


O resultado das eleições estaduais nos municípios pode revelar a força politica das lideranças que se envolvem no processo para defender seus candidatos, e em muitos casos acaba se transformando numa prévia as vésperas das eleições municipais vindouras, no caso em 2016.

Em Nortelândia, por exemplo, muitos líderes políticos, principalmente os do grupo de oposição, apostavam numa derrota de Neurilan Fraga, prefeito de segundo mandato, por conta da sua austeridade e forma enérgica de governar o município. Nas eleições de 2010, a mesma leitura fora feita pelos seus adversários, porém, a votação dada ao seu irmão Zé Domingos bateu a casa dos 1.200 votos, maior votação obtida por um candidato a deputado estadual na história politica da cidade. Logo, as atitudes administrativas do gestor não influenciaram negativamente no processo eleitora tanto para as eleições estaduais, quanto municipal em 2012.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MT) a cidade tem 5.034 eleitores, dos quais 79,12% exerceram o direito ao voto nestas eleições. Os ausentes alcançaram 20,88% do eleitorado local.

Nestas eleições, o deputado estadual Zé Domingos (PSD), que é Nortelandense, obteve mais de 21 mil votos em todo o Estado, dos quais 1.165 votos são da cidade administrada pelo seu irmão. A quantidade de votos representa 31,90% dos 3.652 (91.69%) votos válidos para deputado estadual. Deste universo 141 (3,54%) pessoas votaram em branco, 190 (4,77%) tiveram os votos anulados.

Em segundo lugar com 796 (21.80%) votos aparece o Deputado Estadual Wagner Ramos (PR), também da cidade, que teve o apoio do ex-vice-prefeito Antônio Meira, do vereador Silvino Santana e do candidato a prefeito derrotado nas eleições passadas Gervásio Quinteiro. Este último havia fechado o apoio ao estreante Botelho, mas acabou sendo pressionado para deixar o candidato e assumir a reeleição de Ramos.

Com apenas 256 (7,015%) votos, o candidato Botelho, amargou a terceira colocação no resultado final. Ele teve o apoio dos vereadores Valdey Souto (DEM), Rubilan Nunes (PMDB), Luiz Garcia (PROS) e Mariano Gomes (PSDB).

A herdeira do espólio de José Riva, Janaína Riva (PSD) alcançou 236 (6,43%), ficando em quarto lugar. Janaína Riva foi apoiada pelo vereador Jocemar Kestring (Meck) e o empresário Adão Lino de Souza. 

Em seguida Emanuel Pinheiro (PR) com 73 (2,00%) votos, Gilmar Fabris (PSD) obteve 71 (1,94%) votos, Mauro Savi (PR) 67 (1,83%) votos. 

O dado mais assustador e que representa ainda uma falta de maturidade politica dos eleitores da cidade, é que 82 candidatos a estadual foram votados no município.

O prefeito Neurilan Fraga comemorou o resultado e creditou a votação a dedicação de Zé Domingos em apoiar os projetos e as politicas públicas de melhoramento e transformação da cidade, viabilizando recursos para bancar as ações de governo nestes quase seis anos de administração.

O gestor fez questão de agradecer todos os eleitores que entenderam a necessidade de ajudar a reeleger seu irmão, como forma de manter a politica desenvolvida, e fez questão de agradecer o empenho dos vereadores José do Egito Alves Lobo e Delamar Aparecido da Silva, dos secretários municipais e assessores, lideranças politicas e as famílias que o apoiaram.

“É uma junção de forças, mas principalmente de pessoas comprometidas com os interesses da cidade e do bem comum, que entenderam a importância de mantermos essa aliança reelegendo um parceiro fundamental na construção de uma cidade cada vez melhor e com qualidade de vida a altura do nosso povo” destacou.

Câmara Federal

O candidato a deputado federal Chico Daltro (PSD) foi o mais votado com 670 (18,69%) votos, seguido nesta ordem por Fábio Garcia (PSB) 414 (11,55%), Tampinha (PDT) com 345 (9,63%), Valtenir Pereira (PROS) 198 (5,52%), Adilton Sachetti (PSB) 190 (5,30%), Carlos Bezerra (PMDB) 189 (5,27%), Eliene Lima (PSD) 187 (5,22%), Ezequiel Fonseca (PP) 187 (5,22%), Ságuas Moraes (PT) 139 (3,88%). Cerca de 46 candidatos a deputado federal tiveram votos em Nortelândia.

Valtenir Pereira teve como cabo eleitoral o vereador Luiz Garcia (PROS). 

Majoritária

O senador eleito Wellington Fagundes (PR) obteve 2.712 (79,58%) dos votos, seguido por Rogério Salles (PSDB) com 417 (12,24%) votos e Rui Prado (PSD) que atingiu 273 (8,01%) votos.

O governador eleito Pedro Taques (PDT) teve uma vitória apertada e alcançou 1.496 (42,72%) votos. Em segundo Lúdio Cabral (PT) com 1457 (41,60%). A diferença entre ambos é de apenas 39 votos. Janete Riva (PSD) teve 544 (15,53%) votos.

A presidente Dilma Roseuff foi a mais votada com 1.646 (44,68%), em segundo Aécio Neves (PSDB) com 1.468 (39,85%) e Marina Silva (PSB) obteve 544 (14,77%) votos.

Eleições 2016

Os números das eleições de 2014 fortalecem Neurilan Fraga, e o capitaliza como forte cabo eleitoral nas eleições de 2016, quando estará no auge de consolidação de seus projetos e programas de desenvolvimento social e econômico, bem como de revitalização da infraestrutura da cidade.

O candidato a sucessão que viabilizar seu nome no grupo de Fraga, e obtiver o seu apoio, poderá vencer com tranquilidade as eleições municipais vindouras. No entanto, o pretenso sucessor terá que ter habilidade politica para construir uma aliança capaz de vencer o pleito, e deverá ter algumas qualidades, como apoio popular, afinidade com a politica de governo implementada pela atual gestão e garantia de continuidade.

No atual momento, alguns nomes estão sendo ventilados, como do vice-prefeito Valter Dada, do ex-vereador José Carlos Pereira (Carlinhos), do vereador José do Egito Alves Lobo, e dos secretários municipais Marlene Júlia (Educação) Jossimar Fernandes (Zema) de Finanças e do advogado Edivaldo de Sá (Administração).

Na oposição, o ex-prefeito Rodolmildo Rodrigues Silva estaria se articulando nos bastidores e deve enfrentar o candidato derrotado Gervásio Quinteiro na sucessão municipal. 





Fonte: Repórter News

Comentários (2) Faça um comentário

  • Gilberto Dos Santos
    Joaquim da Silva, Nortelândia - MT
    Na eleição de 2016 teremos mais de 8 candidatos a prefeito sendo eles: Rodolmildo, Gervásio Quinteiro, Marlene, Jossemar Fernandes, Edivaldo de Sá, Valter Dada, Ex-Vereador Carlinhos, Zezinho Benevides, e pode surgir ainda o Antônio Meira que ta no silêncio e viva a Democracia.

    Quinta - 09 de Outubro de 2014 às 07:36h Responder
  • Jean
    Ponte, Nortelandia - MT
    Este reporter que digitara esta matéria deve estar muito preocupado com o muito respeitado e honesto Gervasio Quinteiro, pois cita inumeras vezes que Gervasio saiu derrotado das ultimas eleições municipais, porque seria ........????? Fica a pergunta.

    Quarta - 08 de Outubro de 2014 às 10:33h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/402511/visualizar/