Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 21 de Outubro de 2014 às 17:46

    Imprimir


Poprotskiy Alexey / Shutterstock
As plaquetas brancas ou amarelas (cáseos amidalianos) que se fixam nas amídalas durante a infecção (inchando-as) também podem causar mau hálito
As plaquetas brancas ou amarelas (cáseos amidalianos) que se fixam nas amídalas durante a infecção (inchando-as) também podem causar mau hálito

A amidalite é uma doença infecciosa que causa forte dor de garganta, dificuldade para engolir e febre. Para piorar, as plaquetas brancas ou amarelas (cáseos amidalianos) que se fixam nas amídalas durante a infecção (inchando-as) também podem causar mau hálito. “Esses cáseos quando apertados exalam um cheiro ruim e forte que causa o mau hálito. A palavra cáseos, vem do latim caseum, que significa queijo. Daí a ligação com o odor desagradável”, diz Marcos Moura, presidente da ABHA (Associação Brasileira de Halitose).

Por conta do cheiro forte provocado pelos cáseos, é muito fácil saber se são eles que estão causando a halitose ou não. “Basta fechar a boa, massagear ou apertar a região do pescoço onde ficam as amídalas e depois soprar para que alguém sinta a cheiro exalado”, diz o especialista.

Essa infecção pode ser viral ou bacteriana e pode se manifestar por conta de baixa resistência orgânica, má higienização bucal ou baixa salivação. No caso da bacteriana, são algumas células descamadas, restos de alimentos, corpos estranhos e bactérias infecciosas que se alojam nas amídalas e formam os cáseos amidalianos, que provocam a inflamação. O tratamento é feito com antibióticos.

Retirada das amídalas pode ser um erro

Hoje em dia é muito comum que pacientes com cáseos tenham suas amídalas removidas para resolver, inclusive, o problema da halitose. Acontece que quando o intuito é eliminar o mau hálito, essa intervenção cirúrgica, na maioria das vezes, é desnecessária.

“Alterações no padrão da saliva, tanto de quantidade como de qualidade, podem causar cáseos e saburra lingual, o que gera halitose. Tratar essa alteração é o caminho mais correto para eliminar a formação dos cáseos e saburra. Só a remoção das amígdalas não vai solucionar o problema de mau hálito”, diz Marcos.

Segundo o especialista, em quase dez anos dedicados ao trabalho com a halitose e as alterações dos padrões salivares, somente uma vez foi necessário indicar a uma paciente a remoção das amídalas. Por isso, para Marcos, em casos de cáseos amidalianos e mau hálito, é necessário primeiro procurar um médico especializado em halitose para tentar resolver o problema de uma maneira mais simples.

“Caso haja alteração do padrão salivar, precisamos indicar uma mudança nos hábitos de higienização da língua utilizando raspadores linguais. Também será necessário indicar gargarejos para uma correta limpeza da região da orofaringe e, em alguns casos, até a lavagem das narinas com soro para diminuir o gotejamento nasal que cai diretamente sobre as amídalas deixando-as ainda mais infeccionadas”, diz o especialista.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403201/visualizar/