Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 21 de Outubro de 2014 às 23:43

    Imprimir


Para a maioria das crianças a fase de troca do dente de leite pelo permanente é esperada com muita alegria e ansiedade. Porém, nem todos os pequeninos lidam bem com o fato de ficarem banguelas, principalmente quando são os primeiros da turma. Por isso, é preciso que os pais estejam preparados para fazer esse período ser o mais tranquilo possível.

Para Rosana de Fátima Possobon, coordenadora do Cepae (Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais) e especialista em comportamento infantil, os pais devem tratar essa fase, que começa entre os 5 e 7 anos, com naturalidade. “Por terem amigos de escola também passando por essa troca de dentes, a maioria das crianças não faz drama diante da possibilidade de expor suas janelinhas, o que facilita a conduta dos pais”, diz a especialista.

Apesar disso, Rosana acredita que a conversa entre pais e filhos é fundamental para o entendimento da criança sobre os fatos que estão para acontecer. “Ao perceber o amolecimento dos primeiros dentes, os pais devem antecipar para a criança os acontecimentos, explicando que sua janelinha será temporária e que, em breve, será substituída por um dente novinho em folha, mais bonito e mais forte. E que esse dente precisará de cuidados intensos de higiene, como se fosse um bebê”, diz.

Vale também expor para a criança que essa fase é sinal de que ela está crescendo e ficando cada vez mais parecida com o papai e a mamãe. Assim, ela vai ficar ainda mais orgulhosa de passar por essa transformação, sem crises ou traumas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403207/visualizar/