Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 01 de Novembro de 2014 às 11:02

    Imprimir


Getty Images
Orelhas dobradas podem indicar doenças cardiovasculares
Orelhas dobradas podem indicar doenças cardiovasculares

Pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri e do Hospital da Paz de Madri descobriram que a forma do lóbulo da orelha pode ser indicador de doenças cardiovasculares, que podem levar a infarto ou acidente vascular cerebral.

Esses foram os resultados do estudo apresentado no congresso da Sociedade Espanhola de Cardiologia. Os pesquisadores concordaram que para ser considerada um marcador de doença cardiovascular o lóbulo deve ter uma inclinação de 45 graus em ambas as orelhas.

O estudo analisou 300 pessoas. Foram tiradas fotos de ambas as orelhas e classificadas de acordo com as características da dobra: inclinação, longitude e profundidade, e posteriormente foi analisado o passado clínico de cada um dos voluntários.

Cerca de 31% das pessoas estudadas apresentavam inclinação no lóbulo da orelha. Mas, ao analisar os antecedentes cardiovasculares de cada um, foi percebido que a dobra aparece com mais frequência entre aqueles que já tiveram essas complicações.

Um pouco mais de 48% dos voluntários que apresentavam a dobra na orelha já haviam sofrido com complicações cardiovasculares, e 27% apresentou a inclinação mas nunca teve nenhuma das doenças.

"A forma do lóbulo da orelha pode indiar ao médico que a pessoa pode morrer de uma doença cardiovascular ou de fatores cardiovasculares", explicou o cardiologista Esteban López de Sá.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403620/visualizar/