Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Novembro de 2014 às 21:13

    Imprimir


A secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica realiza no próximo dia 8 a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo que segue até o dia 28. Em Nova Olímpia, a meta é vacinar 1.222 crianças contra o sarampo e 1.368 mil contra a poliomielite, totalizando 2.590 crianças imunizadas.

Para atingir esse significativo número, a Atenção Básica, que é coordenada pela enfermeira Poliana Sartori, realiza nos dias 08 e 22, uma mobilização maior com o ´Dia D´, oportunidade em que as Unidades Básicas de Saúde da Família dos bairros Ouro Verde I e II, São João, Boa Esperança e Centro ficarão abertas das 08h00 às 17h00. "Esses dias (sábado), facilitam a vida das mães e/ou responsáveis que poderão se deslocar à Unidade de sua área para a imunização de seus filhos", cita a enfermeira, destacando que em cada Unidade haverá uma equipe preparada para ministrar a vacina.

Poliana informa também que a meta de vacinação contra Pólio por idade em Nova Olímpia é de 146 crianças de 06 meses a 01 ano; 292 crianças com 01 anos e 930 crianças com idades entre 02 a 04 anos. Com relação ao Sarampo, a meta é vacinar 292 crianças com 01 ano e 930 entre 02 e 04 anos.

A enfermeira orienta aos pais e/ou responsáveis para levarem o cartão de vacinação da criança.

Segundo ela, o objetivo da Campanha Nacional é manter a erradicação da poliomielite no país e controlar os casos de sarampo que têm aparecido, sobretudo, no Nordeste. Poliana lembra que ainda são registrados muitos casos de sarampo no mundo e o Brasil, apesar de ter passado alguns anos sem novos casos da doença, de 2013 a 2014 foram registrados 596 casos.

"Os efeitos após a vacina são aqueles que os pais estão acostumados, mas isso não é motivo para deixar de imunizar as crianças”, diz a enfermeira. Para os pais que têm algum receio de vacinar o filho quando ele estiver gripado, Poliana informa que não há contraindicação, por isso, não há motivo para medo.

Em Mato Grosso - No Estado de Mato Grosso serão vacinadas 225.624 crianças contra a poliomielite e 199.962 contra o sarampo. A meta é vacinar 95% deste público alvo. O Estado recebeu 315.900 doses de vacina da Poliomielite e 130.00 doses da vacina de sarampo.

No Brasil - A Meta, de acordo com dados do Ministério da Saúde, é vacinar 12,7 milhões de crianças por todo o País. Serão 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP), a “gotinha”.

A Paralisia infantil no Brasil - O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

A continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país, uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença e três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

Sarampo - Os últimos casos de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000 e, desde então, os casos registrados foram importados ou relacionados à importação. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados no país, com concentração em Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e com o fluxo de turismo e comércio entre os países o risco de contaminação se eleva.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.





Fonte: Rádio Pioneira com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403838/visualizar/