Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 07 de Novembro de 2014 às 14:55

    Imprimir


Além das campanhas de poliomielite e sarampo que serão ministradas nas Unidades de Saúde de Nova Olímpia, a partir deste sábado, dia 08, com o ´Dia D´ de vacinação, um outro público será atendido pela campanha, as gestantes a partir de 27ª semanas de gestação. As unidades estarão abertas das 08h00 às 17h00.

A nova vacina será disponibilizada é a vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular), ou dTpa, que será disponibilizada para gestantes. A meta da secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica é vacinar 280 mulheres no município.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Poliana Sartori, é importante que a gestante seja vacinada com a dTpa o mais precoce possível, a partir do período descrito acima, pelo risco de intercorrências, a exemplo, do parto prematuro. "É uma novidade essa vacina que o Ministério da Saúde introduziu, a partir deste mês de novembro no Calendário Nacional de Vacinação da gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano)", informa a enfermeira.

Segundo ela, a imunização oferecida pela nova vacina acelular é fundamental para proteger, além das gestantes, os bebês que já nascerão com os anticorpos necessários à prevenção da difteria, do tétano e agora também da coqueluche. Com isso, a ideia é diminuir tanto o número de casos quanto o número de mortes de recém-nascidos, causadas por essas doenças.

Ela orienta que as gestantes devem comparecer nas Unidades de Saúde de suas áreas portando o cartão de vacinação e de gestante.





Fonte: Rádio Pioneira com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403906/visualizar/