Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 30 de Dezembro de 2014 às 16:18

    Imprimir


Thinkstock
Segunda etapa da vacinação teve baixa adesão
Segunda etapa da vacinação teve baixa adesão

A segunda etapa de vacinação contra o HPV no Brasil, que começou em setembro, imunizou até agora 54% do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde e terminará o ano com a adesão abaixo das expectativas.

Com a meta de vacinar 80% das meninas de 11 a 13 anos na segunda etapa da vacinação, o Ministério da Saúde continuará a oferecer a imunização em 2015, já que a vacina foi incorporada ao calendário nacional de imunização.

Na primeira etapa da imunização, que foi iniciada em março, 99,6% das meninas do público-alvo receberam a primeira dose da vacina. Em 2015, ela também passará a ser oferecida para uma faixa etária menor, abrangendo meninas de 9 a 13 anos.

A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira.

A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) faz parte do calendário nacional de imunizações e, atualmente, está disponível gratuitamente apenas para meninas entre 11 e 13 anos. A segunda dose da vacina começou a ser aplicada no início de setembro. A vacinação será feita nos postos de saúde e em escolas públicas e particulares que mostrarem interesse em imunizar suas alunas. A primeira dose foi aplicada em março deste ano.

O vírus do HPV é transmitido por meio do contato sexual e responsável pela quase totalidade dos casos de câncer de colo do útero. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), esse é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama, e a segunda causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/406262/visualizar/