Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 17 de Janeiro de 2015 às 20:48

    Imprimir


AP Photo/Journal Science via AAAS
Imagem mostra tecido de cérebro de camundongo
Imagem mostra tecido de cérebro de camundongo

Uma nova estratégia para revelar minúsculos detalhes de órgãos ou tecidos sob um microscópio foi inspirada em uma tecnologia que ajuda a tornar as fraldas descartáveis tão absorventes.

Tudo começou qunado o cientista Edward Boyden e seus colegas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tentaram pensar em novas maneiras de conseguir altas resoluções em microscópios de laboratório. Eles chegaram a uma estratégia inusitada: em vez de tentar tornar os equipamentos mais potentes, por que não fazer com que as amostras microscópicas ficassem maiores, para se tornarem mais fáceis de observar?

 Imagem mostra células humanas embrionárias de rim; imagem foi feita com nova técnica inspirada em tecnologia de fralda (Foto: AP Photo/Journal Science via AAAS )Imagem mostra células humanas embrionárias de
rim; imagem foi feita com nova técnica inspirada em
fralda
(Foto: AP Photo/Journal Science via AAAS )

Na busca por essa alternativa, chegaram ao poliacrilato de sódio, que incha ao absorver líquidos nas fraldas. Na técnica, eles usaram um "primo próximo" dessa substância.

Réplica transparente e detalhada
Para realizar o procedimento, o primeiro passo é tingir os detalhes chave de uma amostra biológica com tinta fluorescente. Então os pesquisadores enchem a amostra com uma versão especializada do material usado nas fraldas. Quando ele se expande, carrega a tinta consigo. As moléculas originais da amostra são destruídas.

O resultado é uma réplica transparente e detalhada da amostra original que é quase cinco vezes maior do que ela. A tinta continua mostrando os detalhes chave.

Em um artigo publicado nesta quinta-feira (15) pela revista "Science", os cientistas afirmam que a técnica revela minúsculos detalhes de células em tecido humano e em cérebro de camundongo.

A técnica é uma promessa para examinar pedaços relativamente grandes de tecidos em três dimensões com resolução ultra-definida.





Fonte: Da Associated Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/407288/visualizar/