Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Abril de 2015 às 21:08

    Imprimir


Adolescentes entre 10 e 19 anos já podem ter acesso a Caderneta de Saúde nas unidades básicas de saúde, nos 141 municípios do estado. Implantada desde 2009, a Caderneta possui duas versões, sendo uma específica para os meninos e outra voltada para as meninas. Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da área técnica da Saúde do Adolescente, já distribuiu 300 mil cadernetas, sendo 150 mil para meninos e 150 mil para meninas e aguarda nova remessa do Ministério da Saúde. 


Como uma ação de educação em saúde para adolescentes e jovens, a cartilha estimula práticas de prevenção e autocuidado em várias áreas, com informações dinâmicas, atrativas e uma linguagem acessível. O objetivo é esclarecer dúvidas comuns aos adolescentes nesta fase de mudanças no corpo e no comportamento, auxiliando pais, professores e profissionais da saúde no processo de orientação.

Temas como saúde sexual e reprodutiva, com a evolução do corpo da infância à vida adulta, puberdade, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST) são abordados. Além disso, é possível fazer o controle da vacinação, com o registro das vacinas na Caderneta, que traz logo no início espaço para identificação detalhada do adolescente.

Dicas de alimentação saudável, higiene pessoal, saúde bucal, direitos civis, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência e drogas, também ganham destaque na Caderneta de Saúde do Adolescente.

Segundo a coordenadora da área Saúde do Adolescente, da SES, Cleidi Eliane de Souza a caderneta funciona como uma documentação e deve ser apresentada sempre que o jovem ou adolescente procurar a rede de saúde. “Os dados da Caderneta funcionam como um tipo de prontuário, por isso é importante sua apresentação toda vez que o jovem ou adolescente for atendido por um profissional de saúde”, explica. Entre os dados que são preenchidos estão altura e peso; índice de massa corporal; pressão arterial, evolução dos dentes; registro de alergias e doenças, além de informações sobre o clico menstrual, no caso da Caderneta de Saúde da Adolescente.

“Assim como acontece com as crianças, o acompanhamento da saúde do adolescente e do jovem é de extrema importância. Os pais ou adolescentes, quando forem aos postos de saúde, devem solicitar a caderneta”, ressalta Cleidi.

O material, fornecido pelo Ministério da Saúde, será entregue pela Secretaria de Estado de Saúde para os Escritórios Regionais para que sejam disponibilizados amplamente aos municípios. A distribuição das cartilhas será gradativa, no decorrer do ano, até atingir a totalidade do público alvo. Em Mato Grosso, o público é de 850 mil adolescentes, entre meninos e meninas, na faixa etária de 10 a 19 anos.





Fonte: Da Assessoria/SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/411399/visualizar/