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Educação/Vestibular
Quinta - 20 de Agosto de 2015 às 16:15

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Com o olhar voltado para a transformação na educação em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, na quarta-feira (19.08), atividade de formação com diretores das escolas estaduais do município de Nossa Senhora do Livramento (a 32 km de Cuiabá). O objetivo é capacitar os profissionais para a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 


Conforme as Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08, passam a ser obrigatórios em toda ação política pedagógica da educação básica: currículos do ensino fundamental, médio e modalidades (Ensino de Jovens e Adultos – EJA); plano de ação bienal e anual do projeto político-pedagógico (PPP) com, no mínimo, 10% de recursos destinados à ação de implementação das leis; e discussões da Sala do Educador que contemplem, obrigatoriamente, os estudos referentes.

A luta pelo respeito à identidade negra e indígena tem sido uma conquista de vários autores envolvidos nesse processo de conscientização e valorização das suas culturas. “Os espaços escolares têm fundamental importância nesse contexto, pois é lá que a beleza e os problemas brotam nas relações dos sujeitos únicos e plurais”, defendeu a superintendente de Diversidades Educacionais (Sude), da Seduc, Gonçalina Eva Gonçalves.

A secretaria tem como proposta dialogar com os gestores, explicou a superintendente, fazendo com que as vozes das Leis e das subjetividades ecoem por todos os cantos do município, levando um novo som para as histórias cantadas, contadas e vividas por esses povos. “Queremos que o diálogo chegue até às salas de aula, para que os educandos destaquem essas diferenças e construam a sua própria identidade, pautada no respeito e valorização de cada um”.

Mato Grosso, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2010, supera a média nacional em números de população afrodescendentes. Em todo o país, o percentual de negros, somando pardos, é de 51%. Em Mato Grosso esse número atinge 60%. Também por isso a Seduc tem buscado a aplicabilidade em todas as unidades escolares do Estado.

Segundo o mesmo instituto, temos uma população indígena de aproximadamente 30 mil índios de 42 etnias. “É impossível não dar visibilidade e ignorar a participação de negros e índios na formação da nossa gente, que cotidianamente convive com traços culturais das diferentes etnias que influenciam nosso modo de ser e viver”, reforçou Gonçalina. 





Fonte: Assessoria/ Seduc-MT

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