Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 16 de Julho de 2016 às 08:28
Por: Veja.com/Cecília Ritto

    Imprimir


(Arquivo/VEJA/VEJA)
Sala de aula: equipe brasileira tem seu melhor desempenho em uma olimpíada internacional de matemática
Sala de aula: equipe brasileira tem seu melhor desempenho em uma olimpíada internacional de matemática

Quem procura os índices da educação brasileira em rankings globais está acostumado a olhar para o fim da lista. Na quinta-feira, no entanto, seis garotos entre 16 e 18 anos puseram o país entre os quinze melhores do mundo justamente na matéria mais temida, a matemática. A equipe brasileira terminou a Olimpíada Internacional de Matemática, em Hong Kong, exatamente em 15º lugar entre cem países participantes, com cinco medalhas de prata e uma de bronze. Nesta posição, ficaram à frente de toda a América Latina e de países tradicionalmente bem colocados, como Alemanha, Bulgária e Romênia. A conquista representa um grande avanço em relação a 2015, quando o Brasil foi 22º colocado e figurou entre os três últimos da América Latina, à frente apenas de Peru e México.

A equipe é formada por João César Campos Vargas, de 17 anos, de Passa Tempo, Minas Gerais; Andrey Jhen Shan Chen, 16 anos, de Campinas, São Paulo; Daniel Lima Braga, 18 anos, de Eusébio, Ceará; Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 16 anos, de Vinhedo, São Paulo; Gabriel Toneatti Vercelli, 18 anos, de Osasco, São Paulo; e George Lucas Diniz Alencar, 17 anos, de Fortaleza, Ceará. Quatro dos medalhistas de prata já tinham experiência e boas colocações em olimpíadas anteriores. Eles voltam ao Brasil no domingo.

Os primeiros lugares da olimpíada de Hong Kong foram para os vencedores de sempre: Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Cingapura e Taiwan. As provas aconteceram entre 11 e 12 de julho, com quatro horas e meia para cada aluno responder a três questões por dia. No ano que vem, a Olimpíada Internacional de Matemática será no Rio de Janeiro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/421380/visualizar/