Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 29 de Março de 2017 às 11:33
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nortelândia deu início na manhã desta quarta-feira (29.03) as atividades da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do Bairro Bandeirantes, denominado “Drº Adilson Lins Ferreira.

O Secretário Municipal de Saúde Rubilan Nunes de Oliveira, disse que a entrada em operação desta unidade vai desafogar o atendimento nas outras unidades localizadas no Bairro da Ponte e Bairro Joaquim da Silva/Tapurapuã, melhorando a prestação de serviços à população.

“Esta nova unidade irá garantir as famílias cobertas pela área, mais agilidade no atendimento, desafogando as outas unidades para onde foram realocadas quando da inatividade do PSF do Bairro Bandeirantes, com isso vamos melhorar a prestação de serviços” analisou ele.

O prefeito municipal de Nortelândia Zema Fernandes destacou a importância do funcionamento da unidade para a população, que passa a desenvolver ações de promoção e proteção à saúde do indivíduo, da família e da comunidade, prestando assistência integral, na unidade de saúde e no domicílio de forma contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população, intervindo sobre os fatores de risco no qual a população está exposta.

“O PSF do Bairro Bandeirantes, assim como os outros PSF’s, irá humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculo entre os profissionais de saúde e a população coberta por este programa, contribuindo para a democratização do atendimento, aprimorando a prestação de serviços de saúde, logo, expressão da qualidade de vida” destacou o prefeito.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde os técnicos e profissionais da saúde já elaboraram um calendário de atividades referentes aos programas que serão desenvolvidos na unidade, visando atender todos os moradores da área do PSF do Bairro Bandeirantes.

O município passa a contar agora com três unidades de PSF, um Centro de Saúde com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), e nos próximos dias serão inauguradas as novas instalações da Secretaria Municipal de Saude, que sairá da Avenida Prefeito João Macaúba e passará a funcionar no Bairro Joaquim da Silva/Tapirapuã.

Várias mudanças estão sendo implementadas na pasta, visando melhorar o atendimento à população, bem como a prestação de serviços de todas as equipes à sociedade.

Conheças algumas das ações desenvolvidas pelo PSF:

Saúde do Adulto / Idoso

As ações em promoção à saúde do adulto / idoso envolvem as seguintes atividades:

Controlar a pressão arterial;

Orientar sobre dietas especiais e alternativas, práticas de esportes, trabalho e atividades da vida diária que afetam a saúde;

Orientar sobre a prevenção de doenças cardiovasculares – dieta, exercícios físicos e uso do cigarro e das bebidas alcoólicas;

Orientar sobre agentes externos causadores de doenças, como: alcoolismo, toxicomanias, tabagismo, poluição, etc.;

Orientar sobre a prevenção do câncer;

Orientar o idoso sobre limpeza e curativo de feridas, hidratação cuidados com os pés, alimentação, higiene corporal, atividade física, etc.

Orientar sobre a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Orientar as famílias para o cuidado e apoio aos pacientes crônicos e às pessoas idosas;

Organizar e supervisionar grupos de pacientes: hipertensos, diabéticos, gestantes, jovens (planejamento familiar, DST/AIDS), doentes mentais, etc.;

Promover o bem estar físico e psíquico da população com mais de 60 anos, incentivando sua permanência na comunidade.

Saúde da Mulher

As ações voltadas para a saúde da mulher envolvem:

Diminuir a morbi-mortalidade feminina por causas preveníveis e controláveis;

Melhorar a qualidade de atendimento à mulher em todas as faces do sei ciclo vital;

Detecção precoce das patologias sistêmicas do aparelho reprodutivo e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), assegurando o tratamento;

Orientação sobre planejamento familiar para a escolha e uso do método contraceptivo adequado;

Fazer o acompanhamento pré-natal de todas as gestantes (mínimo de 06 consultas durante a gestação), intensificando o número de visitas dos casos de alto risco. Fazer o cartão da gestante;

Prevenir o Tétano neonatal e a difteria, vacinando a gestante com vacina dupla tipo adulto;

Criar grupos de gestantes, para debater Práticas de Educação em Saúde;

Discutir sobre a sexualidade e relacionamento do casal na gravidez;

Estimular aleitamento materno;

Cuidado com o recém-nascido, acompanhamento e desenvolvimento;

Diminuir a mortalidade perinatal com o cuidado à gestante, de risco;

Fazer a prevenção do câncer do colo do útero e da mama;

Orientar a mulher na sua fase climatérica.

Saúde da Criança

Reduzir a morbi-mortalidade nas crianças;

Promover a assistência ao recém-nascido, o aleitamento materno e a orientação alimentar adequada para a idade;

Promover acompanhamento do desenvolvimento físico e psíquico da criança, como ação eixo da assistência;

Imunizar todas as crianças, conforme esquema estadual, supervisionando o seu crescimento;

Orientar sobre a prevenção de verminoses;

Promover atividades de educação para a saúde, com ênfase na participação da família na assistência à criança, na prevenção de acidentes e das doenças mais freqüentes.

Saúde do Adolescente

Promover a saúde integral do adolescente, favorecendo o processo geral do seu crescimento e desenvolvimento, buscando reduzir morbi-mortalidade e os desajustes individuais e sociais;

Planejar e elaborar com os diferentes setores um plano estratégico de ações específicas para adolescentes, voltados à saúde reprodutiva e saúde materna infantil.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/423637/visualizar/