Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 20 de Agosto de 2012 às 17:03

    Imprimir


O Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011 apontando as melhores escolas públicas do Brasil. Os dados revelam um contraste interessante entre os municípios com arrecadação superior a de Nortelândia, que tiveram o índice abaixo e acima da nota 6,7, revelando o grau elevado da educação no município.


O IDEB avalia vários requisitos, entre eles a frequência, evasão escolar, matrículas, distorção idade/ano, e retenção acrescidas da nota da prova brasil, o que mais uma vez levou o município a atingir uma das melhores médias nacionais.


A rede pública estadual de ensino do município ficou com a terceira melhor média nacional com a nota 5,7 nos anos iniciais, e a rede municipal de educação obteve nota 6,7 nos anos iniciais, ficando entre a primeira melhor de Mato Grosso com a Escola Municipal Júlio Praxede Duarte.


Já nos anos finais a média do município é de 4,7, e esta entre as quatro melhores, enquanto que a rede estadual de ensino na cidade atingiu a média 4,5 a municipal obteve 5,3, índice que a classifica em segundo lugar com dois outros municípios do Estado.


O município acabou ultrapassando as metas projetadas para 2011, e vem a cada ano melhorando os índices das escolas municipais por conta dos investimentos realizados pela administração municipal e da politica educacional implementada pelos coordenadores e professores da rede municipal, com apoio inclusive da iniciativa privada.


A Secretária Municipal de Educação Marlene Júlia Scarpat, entende que mesmo atingindo índices de classificação superiores a média nacional, o municipio seguirá com ações e investimentos objetivando manter a qualidade do ensino médio da cidade e destacou as ações mais importantes como o cumprimento de metas do termo de compromisso todos pela educação, o comprometimento dos profissionais da educação, integração entre as redes de ensino estadual e municipal e a valorização da carreira dos profissionais.


Ainda de acordo com ela, o fazer em sala de aula como novas práticas pedagógicas contribuiu para que o municipio tivesse avaliação positiva do MEC, através da mudança da metodologia de ensino, projetos pedagógicos, parceria família x escola e entidades privadas, trabalho de rede construindo entre as secretárias de educação, saúde e assistência social, planos de intervenção com aulas de apoio pedagógico e planejamento coletivo.


“Mantemos um plano de formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação com o objetivo de mantê-los cada vez mais preparados para ministrar as aulas e otimizar o aprendizado dos alunos, além de aplicar corretamente os recursos da educação” salientou Scarpat.


O índice obtido de 6,7  ficou atrás apenas do municipio de Querência (6,9) e empatou com Juara e Lucas do Rio Verde, cidades com arrecadação e estrutura física escolar superiores ao de Nortelândia, ou seja, revela que a otimização dos recursos públicos são melhores.


A atual administração têm feito ao longo dos anos, pesados investimentos na melhoria da infraestrutura escolar e na capacitação de seus profissionais, com o objetivo de aprimorar o ensino e proporcionar aos alunos da rede municipal, uma educação de qualidade.


Para isso foram desenvolvidas parcerias com a iniciativa privada, que contribuíram para a reforma e melhorias das escolas municipais, transformando radicalmente o ambiente escolar encontrado pelos alunos, no inicio do governo em 2009. Um quadro precário e insalubre deixavam os estudantes desmotivados para frequentaram as salas de aula. A biblioteca pública municipal também passou por melhorias e ganhou novo acervo, o local recebeu novos equipamentos e é bem diferente do que os estudantes costumavam frequentar para realizar pesquisas ou leituras.


Com a aquisição de veículos, como ônibus, van escolar e um fiat uno para atender o setor administrativo da pasta, o município economiza recursos que eram utilizados na contratação de transporte escolar, e agora podem ser investidos na melhoria da educação. Os professores desenvolvem e participam de eventos constantemente, objetivando adquirir novas técnicas e aprimorar as existentes, para garantir educação de ponta desde a creche até os últimos anos do ensino na rede municipal.


Campanhas educativas são promovidas periodicamente envolvendo toda a comunidade escolar, objetivando conscientizar os alunos da importância de participarem ativamente da sociedade, seja na preservação do meio ambiente, num trânsito seguro, e inclusive incentivando estudantes e a população a praticarem a leitura como ferramenta de crescimento intelectual, social e econômico.


A Educação de Nortelândia tem recebido diversas premiações ao longo dos anos, o que é um retrato dos avanços alcançados, principalmente pelo envolvimento de toda a equipe e comprometimento de todos na busca por uma gestão eficiente, bem como uma educação cada vez melhor, otimizando os recursos públicos.


“A administração prima pela boa aplicação dos recursos públicos e preocupa com o futuro das crianças e jovens, que entendo devem ser bem preparados na escola para quando chegarem à fase adulta e enfrentar o exigente mercado de trabalho, e estejam aptos a corresponder às expectativas” disse o secretário. Em 2010 o município recebeu nota 9,5 na Educação e também recebeu o Prêmio Palma de Ouro.


No ano passado atingiu a nota 10 pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, em razão dos excelentes indicadores colhidos nos órgãos ligados a área e mais uma vez figura entre as 100 melhores gestões educacionais, pelo terceiro ano ininterrupto.  Os números são reflexos de uma completa sintonia entre a equipe técnica e administrativa que juntos trabalham para construir uma educação de qualidade, área que avançou de maneira muito positiva nos últimos anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/43212/visualizar/